Para viver no mundo atual com qualidade de vida é preciso ter cada vez mais conhecimentos, respeitar valores e desenvolver atitudes positivas.



Os conhecimentos produzidos pela humanidade ao longo da história são um valioso tesouro que nos permite compreender o mundo, interagir com as pessoas e tomar decisões.

Ler, observar, registrar, analisar, comparar, refletir e expressar-se são algumas formas de compartilhar esse tesouro.

Olhar uma pintura é como partir para uma viagem, uma viagem com muitas possibilidades, incluindo o entusiasmo de compartilhar uma visão de uma outra época.

Como em qualquer viagem quanto melhor a preparação, mais gratificante será a expedição.

A melhor maneira de viajar é com um guia que o ajude enquanto você se familiariza com o novo ambiente, e que lhe mostrem coisas que do contrário passariam despercebidas.


Assim é o meu objetivo como Mestre, levar meus alunos a uma maravilhosa viagem ao mundo da ARTE





quarta-feira, 4 de abril de 2012


IMPRESSIONISMO
Regata em Argenteuil - Monet

As pinturas impressionistas estão entre as obras de arte que mais de imediato agradam ao olho moderno. Elas representam o lado agradável da vida (excursões, amigos, passeios no campo, viagens em rios, o drink em um bar ) cenas do cotidiano.

impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura. Pois apresenta uma impressão imediata de um objeto ou acontecimento. Os pintores impressionistas procuravam mostrar o que o olho vê de relance. Tentavam reproduzir a luz tal como ela é captada pelo olho quando refletida na superfície das coisas.por esse motivo muitas pinturas impressionistas resultam num brilho vibrante.

Certos pintores conseguem esse efeito recorrendo à técnica da cor dividida, aplicam a tinta em pequenas quantidades (cor pura) em vez de misturá-las na palheta.

Há obras impressionistas tanto na música, literatura e esculturas, mas é na pintura que o impressionismo encontrou maior expressão.

Em 1874, uma exposição de pintores jovens, insatisfeitos com o clima restrito e acadêmico da pintura oficial, pois eram artistas que procuravam seus próprios caminhos, observaram uma tela de Monet com o nome Impressão: Nascer do Sol. 

Impressão: Nascer do Sol. 

 No dia seguinte, um crítico do jornal falava ironicamente do acontecimento, taxando-o de “exposição dos impressionistas”.
Nascia assim, uma denominação que se tornaria famosa no mundo todo: O IMPRESSIONISMO.
O Impressionismo foi o movimento mais revolucionário desde a renascença.
  • Edouard Manet
  • Camille Pissarro
  • Edgar Degas, Alfred Sisley
  •  Claude Monet 
  • Pierre August Renoir 
São as grandes figuras dessa corrente artística que apesar de combatida pela crítica e pelo público da época, que os consideravam falsos artistas, ignorantes das regras tradicionais da pintura e dos princípios da verdadeira beleza e hoje é reconhecida como a mais rica, a mais bela, a mais completa, a mais inovadora e extraordinária experiência da arte figurativa do século XIX.

Esses pintores eram adeptos de composição que parecessem informais e pintavam com rapidez ao invés de desenvolver suas composições a partir de estudos e planos (Pintura não intelectualizada).

Preferiam trabalhar ao ar livre com luz natural. Repetiam varias vezes o mesmo termo em diversos climas para mostrar como os efeitos de cores e superfície mudam dependendo da hora do dia.

Principais características da pintura: Os contrastes de luz e sombra devem ser obtidos de acordo com a lei das cores complementares, devem ser puras e em pequenas pinceladas. É o observador que ao admirar a pintura, combina as várias cores, obtendo resultado final. A mistura deixa portanto de ser técnica para ser óptica;

As sombras devem ser luminosas e coloridas, tal como é a impressão visual que nos causa, e não escuras ou pretas como os pintores costumavam representá-las no passado.

A cor não é uma qualidade permanente na autoriza, pois suas tonalidades estão constantemente mudando sob ação da luz solar.

As figuras não devem ter contornos (Contorno banido).

Claude Monet (1840 - 1926 / França) : Pesquisador da luz e seus efeitos pintaram vários motivos em diversas horas do dia, a fim de estudar mutações coloridas do ambiente com sua luminosidade;


Obras destacadas: Mulheres no jardim e Nascer do sol
Obs. O quadro mulheres no jardim foi pintado totalmente ao ar livre e sempre com a luz do sol. São cenas do jardim da casa do artista.

 
Mulheres no jardim

Impressão - Nascer do Sol

Les Montagnes de Esterel.


Primavera
O Passeio, Mulher com Sombrinha

Edgar Degas: (1834 - 1917 / Paris) Valorizava o desenho e não apenas a cor, foi pintor de poucas paisagens e cenas ao ar livre. Os ambientes de seus quadros são interiores e a luz é artificial. Sua grande preocupação era flagrar um instante da vida das pessoas, aprender um momento de um movimento de um corpo ou da expressão de um rosto. DEGAS NÂO APLICOU a técnica da cor dividida;


Gostava de pintar dançarinas de balé e corridas de cavalo. Obras destacadas: O ensaio 











Pierre Auguste Renoir (1841 - 1919 / França): Foi o pintor impressionista que ganhou maior popularidade e chegou mesmo a ter o reconhecimento da crítica ainda em vida; Seus quadros manifestam otimismo. alegria e a imensa movimentação da vida parisiense no fim do século IXX. Pintou o nu feminino com formas puras e isentas de erotismo e sensualidade. Preferia os nus ao ar livre, as composições com personagem do cotidiano, os retratos e as naturezas mortas.


Aos 13 anos de idade trabalhou como pintor numa fábrica de porcelanas , aos 19 anos iniciou sua carreira artística e continuou a pintar até a velhice, mesmo com artrite. Gostava de explorar os efeitos da luz do sol nas pessoas e nas flores. Obras destacadas: Baile do Moulin e as Banhistas. 

 
As Banhistas

Rosa e Azul

Moulin


Vincent Van Gogh (1853 - 1890 / Holanda): Pintor que teve influencia no impressionismo e no pós impressionismo. Expressava suas emoções passionais usando cores fortes e vibrantes.

              

Auto Retrato

Van gogh teve problemas emocionais (Esquizofrenia) onde varias vezes era internado em manicômios, fato esse adquirido por uma rejeição amorosa na adolescência. Algumas de suas obras retratam a dor e a solidão e muitas vezes as perturbações que eram adquiridas por conflitos internos.

Suas pinceladas eram fortes e espessas, onde ao receber uma crítica de seu amigo Gauguin teve uma crise e para não feri-lo cortou sua própria orelha. Van Gogh passou um período em meio a um povoado pobre, cujos se alimentavam da produção subsistente que era batata. O artista retrata então a miséria e a dificuldade do vilarejo em Os Comedores de Batata. 
 
Os Comedores de Batata
Ao fim de sua vida Van Gogh muda-se para o campo onde ao pintar o quadro Os trigais, leva uma arma para espantar os corvos ali existentes. Em meio a sua criação Van Gogh tem uma crise de solidão e da um tiro em si próprio. Socorrido por um vizinho camponês Van Gogh passa seus últimos dias em companhia de seu irmão THEO cujo este era a única pessoa que o artista tinha e o único a comprar o seu quadro. Van Gogh pede perdão pelo seu ato e morre, deixando o quadro inacabado.

VanGogh é o impressionista que mais se destacou em vendas e em valores em suas obras. Obras destacadas: Os Girassóis, O Quarto, Auto Retrato, Os Trigais e Os Girassóis. 
 
O Quarto

Os Trigais

Os Girassóis

Assista ao vídeo


George Seurat (1859 - 1891 / França) : Mestre no pontilhismo.
Obras destacadas: Tarde de domingo na ilha grande Jatte

George Seurat

 
Tarde de domingo na ilha grande Jatte

O Rio Sena

The Island of La Grande Jatte


Camile Pissarro (1830 - 1903 / França): O mais velhos dos impressionistas foi o mentor de Gauguin, Van Gogh e de Cezanne.
Obras destacadas: Hyde Park By

Ficheiro:Camille Pissarro 040.jpg
Camille Pissarro - Auto Retrato

Ficheiro:Camille Pissarro Aldeia perto de Pontoise.jpg
Aldeia perto de Pontoise

Hyde Park By


Entrance to the Village of Voisins



Trees Interiors


The Orchard in Springtime


Edouarde Manet (1832 - 1883 / Paris): Pintor realista 
Obra destacada: The Monet Family in their garden at Argenteuil

The Monet Family in their garden at Argenteuil


Ficheiro:Manet, Edouard - Le Déjeuner sur l'Herbe (The Picnic) (1).jpg
Almoço na Relva

Ficheiro:Edouard Manet 022.jpg
A execução de Maximiliano 


Ficheiro:Edouard Manet 038.jpg
Olympia

Eliseu Visconti (1866-1944 / Itália - Rio de Janeiro) : É considerado o introdutor do impressionismo no Brasil com suas paisagens cariocas.
Obras destacadas: Trigal e Maternidade

Eliseu Visconti - Auto Retrato

Trigal

Copacabana


Pão de Açúcar

Na Alameda Teresópolis


Henry de Toulouse - Lautrec (1864 - 1901 / Paris) : Gostava de pintar cenas de cabaré


Henri de Toulouse-Lautrec ( 1864-1901 ), pintor, francês, veio de família nobre. Buscava inspiração nas figuras humanas, na realidade dos cabarés e bares da França no final do século XIX. Viveu intensamente.
Em suas telas, há ausência de céu, de azul. Seus desenhos são rápidos e muito expressivos. Em 1879, sofreu uma queda que afetou seu crescimento, Lautrec não era bem aceito pela sociedade devido a sua baixa estatura.
Em 1894, passou a pintar como ilustrador nos cafés de Paris, cenas do cotidiano. Seus desenhos e pinturas representavam as personalidades que frequentavam aqueles lugares. Sua fama se espalhou. Toulouse-Lautrec tornou-se um dos pioneiros na arte de confeccionar cartazes.





Paul Cezanne (1839 - 1906 / França): Gostava de pintar efeitos atmosféricos e natureza morta 
Paul Cezanne

Auto Retrato

Aix-en-Provence

Ficheiro:Paul Cézanne 179.jpg
Natureza morta com maçãs e laranjas

Ficheiro:Paul Cézanne 047.jpg
Baigneuses








Um comentário: