Para viver no mundo atual com qualidade de vida é preciso ter cada vez mais conhecimentos, respeitar valores e desenvolver atitudes positivas.



Os conhecimentos produzidos pela humanidade ao longo da história são um valioso tesouro que nos permite compreender o mundo, interagir com as pessoas e tomar decisões.

Ler, observar, registrar, analisar, comparar, refletir e expressar-se são algumas formas de compartilhar esse tesouro.

Olhar uma pintura é como partir para uma viagem, uma viagem com muitas possibilidades, incluindo o entusiasmo de compartilhar uma visão de uma outra época.

Como em qualquer viagem quanto melhor a preparação, mais gratificante será a expedição.

A melhor maneira de viajar é com um guia que o ajude enquanto você se familiariza com o novo ambiente, e que lhe mostrem coisas que do contrário passariam despercebidas.


Assim é o meu objetivo como Mestre, levar meus alunos a uma maravilhosa viagem ao mundo da ARTE





sexta-feira, 20 de abril de 2012


ARTE EGÍPCIA

Os antigos egípcios acreditavam na vida depois da morte e a maior parte de sua arte encontra-se em túmulos e monumentos. Muito da arte egípcia desapareceu, ladrões saquearam tumbas e ruínas e a maior parte do que se conhece chegou até hoje através de sua escrita.






Pintura
Os egípcios acreditavam que a arte era uma maneira mágica de transportar coisas deste mundo até o mundo para onde as pessoas iam depois da morte. Os artistas decoravam as tumbas com desenhos de pessoas e objetos relacionados com a vida do morto, pois queriam que as pessoas mortas pudessem recuperar seus bens no outro mundo.
Pintavam rigorosamente, por este motivo as pinturas quase não se alteraram durante milhares de anos.
As pessoas importantes nas pinturas do Egito antigo aparecem maiores do que as outras.


Escultura
Eram feitas para reverenciar uma pessoa ou comemorar um acontecimento.
Relevos eram esculpidos nas paredes dos templos retratando cerimônias religiosas ou grandes acontecimentos como batalhas importantes.Usadas também para decoração de palácios
                                          

Os egípcios entalhavam estátuas de madeira ou pedra para serem colocadas em sepulturas para representar o morto.
Estas figuras mostravam cenas da vida cotidiana iguais às atividades que se acreditava que o morto iria desempenhar no outro mundo.
As estátuas de reis e rainhas que os egípcios consideravam deuses eram feitas em tamanhos enormes

Arquitetura
Construção de palácios, templos e túmulos
•As pirâmides foram construídas com toneladas de pedras lapidadas. Seu interior era um labirinto que levava à câmara funerária, onde ficava a múmia do faraó e seus pertences.


Os egípcios cultuavam muitos deuses, por isso tinham muitos templos. O templo mais famoso é de Ramsés ll



Escrita hieroglífica


Os hieróglifos foram usados durante um período de 3500 anos para escrever a antiga língua do povo egípcio.

Apenas os sacerdotes, membros da realeza, altos cargos, e escribas conheciam a arte de ler e escrever esses sinais "sagrados". A escrita hieroglífica constitui provavelmente o mais antigo sistema organizado de escrita no mundo, e era vocacionada principalmente para inscrições formais nas paredes de templos e túmulos. Com o tempo evoluiu para formas mais simplificadas, como o hierático, uma variante mais cursiva que se podia pintar em papiros ou placas de barro, e ainda mais tarde, com a influência grega crescente no Oriente Próximo, a escrita evoluiu para o demótico, fase em que os hieróglifos iniciais ficaram bastante estilizados, havendo mesmo a inclusão de alguns sinais gregos na escrita.

Durante os mais de três milénios em que foram usados, os egípcios inventaram cerca de 6900 sinais. Um texto escrito nas épocas dinásticas não continha mais do que 700 sinais, mas no final desta civilização já eram usados milhares de hieróglifos, o que complicava muito a leitura, sendo isso mais um dos fatores que tornavam impraticável o seu uso e levaram ao seu desaparecimento.

A decifração do sistema de escrita dos hieróglifos egípcios é geralmente atribuída a Jean François Champollion

Hieróglifos



Em 1922, Howard Carter descobriu o túmulo do faraó, chamado Tutankamon



Achou-se uma câmara secreta que não fora encontrada pelos ladrões e, assim, permanecera por 35 séculos
Os objetos tinham um esplendor e uma beleza jamais vistos. Muitos deles encontram-se no Museu do Cairo.





2 comentários:

  1. sou aluna da professora mirian , e eu gostei muito da arte egípcia Muito Legal

    ResponderExcluir