Para viver no mundo atual com qualidade de vida é preciso ter cada vez mais conhecimentos, respeitar valores e desenvolver atitudes positivas.



Os conhecimentos produzidos pela humanidade ao longo da história são um valioso tesouro que nos permite compreender o mundo, interagir com as pessoas e tomar decisões.

Ler, observar, registrar, analisar, comparar, refletir e expressar-se são algumas formas de compartilhar esse tesouro.

Olhar uma pintura é como partir para uma viagem, uma viagem com muitas possibilidades, incluindo o entusiasmo de compartilhar uma visão de uma outra época.

Como em qualquer viagem quanto melhor a preparação, mais gratificante será a expedição.

A melhor maneira de viajar é com um guia que o ajude enquanto você se familiariza com o novo ambiente, e que lhe mostrem coisas que do contrário passariam despercebidas.


Assim é o meu objetivo como Mestre, levar meus alunos a uma maravilhosa viagem ao mundo da ARTE





sábado, 21 de abril de 2012

 Arte Paleocristã

"Das Catacumbas ao explendor das Basílicas"

Arte Paleocristã

Enquanto os romanos desenvolviam uma arte colossal e espalhavam seu estilo por toda a Europa e parte da Ásia, os cristãos (aqueles que seguiam os ensinamentos de Jesus Cristo) começaram a criar uma arte simples e simbólica executada por pessoas que não eram grandes artistas. Surge a arte cristã primitiva.


Os romanos testemunharam o nascimento de Jesus Cristo, o qual marcou uma nova era e uma nova filosofia.Com o surgimento de um "novo reino" espiritual, o poder romano viu-se extremamente abalado e teve início um período de perseguição não só a Jesus, mas também a todos aqueles que aceitaram sua condição de profeta e acreditaram nos seus princípios.



Esta perseguição marcou a primeira fase da arte paleocristã: a fase catacumbária, que recebe este nome devido às catacumbas, cemitérios subterrâneos em Roma, onde os primeiros cristãos secretamente celebravam seus cultos.Nesses locais, a pintura é simbólica



Os primeiros cristãos faziam a arte nas paredes e nos tetos dos sepulcros, onde ali eram colocados os mártires.


 Primeiro, as pinturas somente representavam a cruz (sacrifício de Jesus), a palma (martírio), a âncora (salvação) e o peixe (suas letras em grego são as iniciais do nome de Jesus) que eram os símbolos dos cristãos. Logo depois, começaram a surgir cenas do Antigo e Novo Testamento, sendo que, em destaque, os artistas retratavam Jesus Cristo. 


A arte não era feita por grandes artistas, mas por pessoas comuns, convertidas à religião.


Para entender melhor a simbologia: Jesus Cristo poderia estar simbolizado por um círculo ou por um peixe, pois a palavra peixe, em grego ichtus, forma as iniciais da frase: "Jesus Cristo de Deus Filho Salvador".

O peixe foi um dos símbolos do Cristia­nismo; Era alimento básico entre os ju­deu. Embora duas vezes tenha sido objeto de mi­lagre, e assim como o pão tornou-se símbolo de Cristo, assim também o peixe pôde ser lembra­do como provisão de Deus. Uma vez que o pei­xe era um alimento essencial, a profissão de pes­cador era comum. O Senhor Jesus usou a figura do pescador e da pesca para exemplificar o discipulado e a abrangência do Reino de Deus.

O peixe foi um dos primeiros símbolos cristãos, pois para se identificarem, os cristãos desenhavam no chão o peixe, assim podiam conversar sobre Cristo com outro cristão, sem correr o risco de ser morto por um perseguidor


Outra forma de simboliza-lo é o desenho do pastor com ovelhas "Jesus Cristo é o Bom Pastor" e também, o cordeiro "Jesus Cristo é o Cordeiro de Deus".


                                            

   

Monograma formado pelas letras gregas alfa e ômega, que representava "o Cristo como princípio e fim". Passagens da Bíblia também eram ali simbolizadas

Os cristãos foram perseguidos por três séculos, até que em 313 d.C. o imperador Constantino se converte à religião e legaliza o cristianismo permitindo que ele fosse livre e professado, dando início à 2a fase da arte paleocristã: a fase basilical.
Assim em 391, no governo do Imperador Teodósio, o cristianismo foi oficializado como a religião do império.

Tanto os gregos como os romanos, adotavam um modelo de edifício denominado "Basílica" (origem do nome: Basileu = Juíz) , lugar civil destinado ao comércio e assuntos judiciais. Eram edifícios com grandes dimensões: um plano retangular de 4 a 5 mil metros quadrados com três naves separadas por colunas e uma única porta na fachada principal.

Com o fim da perseguição aos cristãos, os romanos cederam algumas basílicas para eles pudessem usar como local para as suas celebrações.



O mosaico, muito utilizado pelos gregos e romanos, foi o material escolhido para o revestimento interno das basílicas, utilizando imagens do Antigo e do Novo Testamento. Esse tratamento artístico também foi dado aos mausoléus e os sarcófagos feitos para os fiéis mais ricos eram decorados com relevos usando imagens de passagens bíblicas.





Assista ao vídeo


4 comentários:

  1. Este vídeo é lindíssimo,pois através dele creio que almas serão impactadas e quem sabe asim conhecer o sacrificio de Jesus por nós ali naquela cruz tão cruel simplismente por amar a humanidade que o rejeitou.E nos dias de hoje muitos o têm rejeitado por coisas que desvalorizam a vida como drogas,prostituição,e muitos o trocam por dinheiro dizendo ser cristãos mas na realidade só cantam ou pregam se tiver algo em troca,na Bíblia está escrito de graça recebeste e de graça dai...Que possamos fazer tudo com amor ao nosso Jesus.Sou aluna do clara mantelli.Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente a maioria absoluta da humanidade não entendeu e ainda não entende a obra de Deus na terra, não é dado a todos esse direito, somente aqueles que fazem por merecer.

    Bonito esse trabalho sobre a ARTE PALEOCRISTÃ, Parabens Miriãn

    Pouquíssimos sabem a origem do nome Miriãn, é bíblico, era irmã de Moisés

    Edinaldo Mendes Barbosa

    ResponderExcluir
  3. parabens por esse trabalho...Jesus e o unico salvador desse mundo.

    quem tem ouvidos ouça...como esta escrito tambem...Jesus Cristo esta voltando para buscar,
    todos que crerem em seu nome...amem..

    sou aluno do Clara Mantelli.

    ResponderExcluir
  4. infelizmente as pessoas desconhecer a história de Jesus pois a palavra de Deus a bíblia traz conhecimento que devemos estudar e aplicar em nossas vidas para sermos pessoas melhores, pois o conhecimento seculares não trarão nenhum benefícios teremos benefícios maior se por em pratica o que está registrado em : João 17: 03 .

    ResponderExcluir