Para viver no mundo atual com qualidade de vida é preciso ter cada vez mais conhecimentos, respeitar valores e desenvolver atitudes positivas.



Os conhecimentos produzidos pela humanidade ao longo da história são um valioso tesouro que nos permite compreender o mundo, interagir com as pessoas e tomar decisões.

Ler, observar, registrar, analisar, comparar, refletir e expressar-se são algumas formas de compartilhar esse tesouro.

Olhar uma pintura é como partir para uma viagem, uma viagem com muitas possibilidades, incluindo o entusiasmo de compartilhar uma visão de uma outra época.

Como em qualquer viagem quanto melhor a preparação, mais gratificante será a expedição.

A melhor maneira de viajar é com um guia que o ajude enquanto você se familiariza com o novo ambiente, e que lhe mostrem coisas que do contrário passariam despercebidas.


Assim é o meu objetivo como Mestre, levar meus alunos a uma maravilhosa viagem ao mundo da ARTE





sábado, 21 de abril de 2012


Arte Renascentista


                                                                                                                                                                                   Os elementos artísticos da Antiguidade clássica voltam a servir de referência cultural e artística. O humanismo coloca o homem como centro do universo ( antropocentrismo ). 
São características desta época :
  • Uso da técnica de perspectiva, 
  • Uso de conhecimentos científicos e matemáticos para reproduzir a natureza com fidelidade.                                   
É um movimento que trouxe novas idéias a Filosofia, a Ciência e as Artes;

Atingindo gamas sociais, culturais, econômicas, políticas e religiosas.


Caracterizando a transição do Feudalismo para o capitalismo


“O homem renascentista acredita que tudo se explica pela razão e pela ciência.”   

 No período conhecido como Idade Média, praticamente todos os acontecimentos artísticos, científicos e culturais estavam de alguma forma ligados a manifestações religiosas. Os livros eram escritos a mão e geralmente circulavam apenas entre aqueles que ocupavam cargos religiosos. Além disso a população era, em sua maioria, analfabeta. As obras de arte retratavam quase exclusivamente imagens religiosas. Os artistas de muitas dessas obras são desconhecidos, pois seus trabalhos não eram assinados. A preocupação em expressar a individualidade do artista pela assinatura não existia, o que importava na Idade Média era que a produção de imagens servisse a um propósito maior que era religioso.O auto retrato tornou-se uma prática comum a partir do século XV, com o surgimento de um movimento histórico conhecido como Renascimento.Considerado o marco da passagem da Idade Média para a Idade Moderna, nesse período houve muitas mudanças. A humanidade realizou diversas descobertas e invenções que alteraram o curso da História.
A invenção da bússola por exemplo, possibilitou que os europeus saíssem com seus navios para o mar, desembarcassem na América, em 1492.
Outro invento muito importante foi a imprensa.

Por volta de 1450, um alemão chamado Johannes Gutenberg criou uma máquina que imprimia os livros, o que possibilitou produzi-los em maior escala, tornando-os mais acessíveis.
O aperfeiçoamento da imprensa, ao longo do tempo, aumentou a capacidade de produção, e um número ainda mais de pessoas teve acesso às informações publicadas em livros.
Com suas obras divulgadas por meio da imprensa, cientistas, artistas, inventores e filósofos tornaram-se mais conhecidos. As características individuais das obras passaram a ser valorizadas. Os artistas, antes desconhecidos, agora assinavam suas pinturas e desenhos e retratavam outras imagens, além de religiosas, como paisagens, natureza morta, retratos e auto retratos.

O homem enquanto indivíduo, passa a ser importante, e seu domínio sobre a natureza, realizado por meio de novas descobertas e inventos, é visto como um reflexo da inteligência que Deus teria dado somente a espécie humana.
Na arte, novos métodos inventados para representar profundidade, e assim, dar aparência de realidade a uma obra tornaram-se regra até o século XIX.


Principais artistas 
  • Leonardo Da Vinci
  • Michelangelo Buonarroti
  • Rafael Sanzio
  • Sandro Botticelli 
  • Andrea del Verrochio
  • Pietro di Cristoforo Vanucci (Pietro Perugino)
      

       Pintura - Principais características
  • Uso de tela e tinta óleo
  • Temas religiosos
  • Perspectiva: Ilusão de profundidade
  • Claro e escuro: Volume ao corpo
  • Pintavam com estilo próprio
  • Valorizavam o Humanismo


                          A Sagrada Família - Pintada em Relevo   -  Michelângelo


Escultura - Principais Características
  • Perspectiva e Geometria (Escultura sai da parede para ser colocada em base)
  • Contrariando a moral da época, o nu volta a ser utilizado.
  • Aplicação de estudos anatômicos
  • Figuras Mitológicas
  • Temas Bíblicos
Pietá - Michelângelo



Arquitetura - Principais características
  • Construção com uso da Geometria:
  • Aplicação do quadrado 
  • Aplicação da perspectiva




ARTISTAS EM DESTAQUE


Pietro Perugino - 1450 - 1523                                                  
Pietro di Cristoforo Vanucci, ou Pietro Perugino, ou simplesmente Perugino, foi um pintor italiano, nascido na Perugia, daí seu apelido. Foi um dos mais importantes artistas da Alta Renascença. Trabalhou no ateliê de Andrea del Verrocchio, junto com Leonardo da Vinci. Aprendeu a perspectiva com Piero della Francesca. Perugino foi um dos primeiros artistas a trabalhar com o óleo.              

 Em 1480, foi para Roma, trabalhar nos afrescos da Capela Sistina. Muitos de seus afrescos foram mais tarde destruídos para que Michelangelo pudesse pintar O Julgamento Final. Mais tarde, embrenhou-se em uma discussão com o próprio Michelangelo, que o acusou de elaborar trabalhos mal feitos. Diz-se que um de seus apredizes foi Rafael.Por 1505, suas obras entraram em descrédito, visto que muitas eram simplesmente executadas por seus aprendizes.                                             Perugino morreu de peste em 1524.


Algumas de suas obras

Pietá

Batismo de Cristo




Rafael Sanzio 1483 - 1520     
Italiano que foi um mestre da pintura e da arquitetura da escola de Florença durante o Renascimento italiano, celebrado pela perfeição e suavidade de suas obras. Junto com Michelangelo e Leonardo Da Vinci forma a tríade de grandes mestres do Alto Renascimento.
Com Pietro Perugino, Rafael aprendeu a técnica do afresco ou pintura mural. Em sua primeira obra de realce, O casamento da Virgem, a influência de Perugino evidencia-se na perspectiva e na relação proporcional entre as figuras, de um doce lirismo, e a arquitetura. A disposição das figuras é, no entanto, mais informal e animada que a do mestre.




Ficheiro:Raffaello Sposalizio.jpg
Casamento da Virgem

                                          
Cristo        

Sob a influência sobretudo da obra de Da Vinci, absorveu a estética renascentista. Fez uso das grandes inovações introduzidas na pintura do Renascimento, e de Da Vinci, como por exemplo o chiaroscuro (claro-escuro), contraste de luz e sombra que empregou com moderação, e o sfumato (esfumado), sombreado levemente esbatido, em vez de traços, para delinear as formas. A influência de Michelangelo, patente na Pietà, consistiu sobretudo na exploração das possibilidades expressivas da anatomia humana.
Em Florença, Rafael tornou-se amigo de vários pintores locais, destacando-se Fra Bartolomeo, um proponente do idealismo renascentista. A influência de Fra Bartolomeo o levou a abandonar o estilo suave e gracioso de Perugino e abraçar a grandiosidade e formas mais poderosas. Entretanto, a maior influência sobre a obra de Rafael durante seu período florentino veio de Leonardo da Vinci e suas composições, figuras e gestuais, bem como suas técnicas inovadoras como o chiaroscuro e o sfumato.                                                                                                                                         

Ficheiro:Rafael - Escola de Atenas.jpg


Em Roma pintou a"Escola de Atenas" que é uma alegoria complexa do conhecimento filosófico profano. Mostra um grupo de filósofos de várias épocas históricas ao redor de Aristóteles ePlatão, ilustrando a continuidade histórica do pensamento platônico

           Escola de Atenas



Rafael morreu em Roma no seu aniversário de 37 anos, (alegadamente apenas a algumas semanas depois de Leão X apontá-lo como cardeal), acometido por uma febre após um encontro à meia-noite, e foi profundamente lamentado por todos aqueles que reconheciam sua grandeza. Seu corpo repousou por um certo tempo em uma das salas na qual ele havia demonstrado sua genialidade e foi honrado com um funeral público. Sua obra Transfiguração precedeu seu corpo durante a procissão fúnebre

                                    Transfiguração




Sandro Botticelli - 1445 - 1510
Alessandro di Mariano di Vanni Filipepi, foi um célebre pintor italiano. Igualmente receptivo às aquisições do introduzidas por Masaccio na pintura do Quatrocento e às tendências do Gótico tardio, seguiu os preceitos da perspectiva central e estudou as esculturas da Antiguidade, evoluindo posteriormente para a acentuação das formas decorativas e da atenção dispensada à harmonia linear do traçado e ao vigor e pureza do colorido.
Protegido dos Médici, para os quais executou preciosos registros da pintura de cunho mitológico, foi bem relacionado no círculo florentino, trabalhando também para o Vaticano, produzindo afrescos para a Capela Sistina. Foi ainda destacado retratista, e seu talento excepcional de transpor para a linguagem formal as concepções de seus clientes tornou-o um dos pintores mais disputados de seu tempo.                                                                   A interpretação filosófica de suas obras, é que sua arte volta a adquirir o êxito e a fama que mantém até hoje.



Ficheiro:La nascita di Venere (Botticelli).jpg 
Nascimento de Vênus



Andrea de Verrochio 1453 - 1488
Italiano, escultor e ourives que trabalhou na corte de Lorenzo de Medici em Florença no início do Renascimento. 
Poucas pinturas são atribuídas a ele, com certeza, mas uma série de pintores importantes foram treinados na sua oficina. Seus alunos incluem Leonardo da Vinci , Pietro Peruginoe Lorenzo di Credi .
Sua maior importância foi como escultor e seu último trabalho, a estátua Equestre de Bartolomeo Colleoni, em Veneza, é universalmente aceito como uma obra-prima. Verrocchio era um dos primeiros e os maiores artistas do Renascimento.

           File:Madonna-with-Child-by-Verrocchio.jpg
                                 Batismo de Cristo                                    Madona com o Menino Sentado

Arquivo: Verrochioorsanmichelle.jpg 
Cristo e S.Thomaz

   
Davi


Equestre de Bartolomeo Colleoni



Michelangelo Buonarroti- 1475-1564 Florença
Seu pai era violento, sua mãe morreu quando ele tinha 6 anos de idade.
Michelangelo foi entregue a uma ama de leite, cujo marido era cortador de mármore. Por esse fato sua vocação de escultor.
Foi várias vezes espancado pelo pai, pois era vergonhoso te um artista na família
Aos 13 anos já era considerado mestre de pintura, seus primeiros trabalhos revelam-se tão bons que seu professor enciumado preferiu afastar o aluno.

Michelangelo assistia dissecações de cadáveres para estudar a anatomia humana, pois queria representar,músculos, artérias, nervos, ossos com total perfeição.


Criou sua maior escultura, o colossal David para Florença. Usando um bloco único de mármore já parcialmente trabalhado
Ficheiro:David von Michelangelo.jpg

Davi - Michelãngelo

Moisés é uma de suas principais obras. Conta-se que após terminar de esculpir a estátua de Moisés, Michelangelo passou por um momento de alucinação diante da beleza da escultura. Bateu com um martelo na estátua e começou a gritar: Porque não falas? (Perché non parli ?) 



Moisés  -  Michelângelo



Juízo Final

Michelangelo pintou o teto da Capela Sistina, onde retratou as passagens bíblicas de Gênesis a Apocalipse



Mesmo enfrentando o sistema, Michelângelo retratava em suas pinturas, orgãos humanos.

Em sua obra " Criação do Homem", Michelângelo retratou o cérebro



"Deus é quem dá a sabedoria ao homem"



N a obra "Criação da Eva", Michelângelo retratou os brônquios e o pulmão




Os últimos anos do mestre ainda foram voltados para suas obras e para a devoção a Cristo.
Aos 88 anos de idade adoece, ditando um comovente testamento:
“Doando sua alma a Deus e seu corpo a terra.O seu gênio ele já o tinha legado a humanidade”



LEONARDO DA VINCI    -    1452 - 1519

Seu pai não o registrou quando nasceu; Sua mãe o abandonou aos 4 anos de idade.

Foi criado com seus avós paternos que logo vieram a falecer

Começou seu aprendizado aos 17 anos no ateliê de Andrea Del Verrochio.


Leonardo foi : 

Pintor, escultor, arquiteto, engenheiro, matemático, físico, cartógrafo, cenógrafo, geólogo, músico, astrônomo,compositor, anatômico, botânico, gastrônomo (cozinheiro), e INVENTOR

Na astronomia, acreditou que o Sol e a Lua giravam ao redor da Terra, e que a Lua refletia a luz do Sol devido a ser coberta por água.
Por ter um restaurante, viu a necessidade dos clientes e inventou o cardápio.
Planejou o uso do poder solar com espelhos côncavos para o aquecimento da água no Vaticano. 
Era vegetariano e defendia a natureza, onde comprava pássaros presos em gaiola para soltar em praças.
Observando o vôo das aves fez o projeto do helicóptero
Para representar com perfeição o corpo humano, Da Vinci assistia dissecações de cadáveres com estudantes de anatomia.
Leonardo descobriu o processo de envelhecimento do homem : O acumulo de substâncias que estreitam os vasos sanguíneos (colesterol).

Imaginava e retratava como seria um feto dentro de ventre da mãe 

 

Leonardo da Vinci retratou "O homem vitruviano" que é um conceito apresentado pelo arquiteto romano Marco Vitruvio Polião, do qual o conceito herda no nome. Tal conceito é considerado um cânone das proporções do corpo humano, segundo um determinado raciocínio matemático e baseando-se, em parte, na divina proporção. Desta forma, o homem descrito por Vitrúvio apresenta-se como um modelo ideal para o ser humano, cujas proporções são perfeitas, segundo o ideal clássico de beleza.


Principais Pinturas:

Monaliza (Gioconda)


Última Ceia

Algumas invenções de Da Vinci

Bicicleta, Compasso, Helicóptero, Tanque de Guerra, Canhão, Energia Eólica, Lentes Côncovas, Guardanapo, Parafuso, Asa Delta, Para-quedas, Projeto de Saneamento Básico, Esqui, Roupa de Mergulho, Salva-vidas, Engrenagens, Projeto de Pontes e Cidades

Por causa da sua genialidade Leonardo da Vinci é considerado um "Homem Moderno"

No dia 2 de maio o Rei Francisco I visita o Mestre Leonardo que se encontra doente no Castelo de Cloux. Para aliviar-lhe a dor, sustenta sua cabeça nos braços. Leonardo da Vinci então morre nos braços do rei.
Ao seu pedido, 60 mendigos acompanharam seu caixão


PARA REFLETIR E FIXAR

.                                                     
      UM HOMEM MODERNO


Leonardo da Vinci (1452-1519 ) é o perfeito representante do espírito renascentista, empenhado em conhecer leis que regem a natureza e em transformar o conhecimento em técnica.

Leonardo não foi um especialista e também por isso simboliza sua época, pois o Renascimento é um tempo que valoriza a associação entre os diversos conhecimentos científicos e práticos. As atividades intelectuais relacionam-se; os pesquisadores interessam-se pelas artes, pela reflexão filosófica e pelos conhecimentos de física, matemática, mecânica, hidráulica, astronomia e anatomia.

Falar de Leonardo é falar de engenharia, escultura, pintura, música, cenografia, astronomia, matemática, física, geologia, anatomia, botânica, gastronomia, filosofia, mecânica e invenção.

Tudo precisa ser levado em consideração, porque tudo contribui para melhor compreender o mundo e o próprio ser humano, célebre ourives, escultor, pintor, engenheiro.

Dedicou-se inicialmente à aprendizagem do desenho e das técnicas pintura.

No atelier de Verrochio, Leonardo teve contato com as técnicas de escultura.

Ali também trabalhou com máquinas e ferramentas. Ficou fascinado por esses objetos e durante toda a vida projetou novos modelos, aperfeiçoando os que já existiam e criando outros que não eram nem imaginados na sua época.

Durante o período em que viveu em Milão, a atenção de Leonardo voltou-se para projetos urbanístico. Se encantou com os numerosos canais que percorriam a região e pensou na possibilidade de utiliza-los para transporte de mercadorias e saneamento da cidade, pois poderiam conter um sistema de esgoto. Mas como artista viu na água também um excelente fator de embelezamento da cidade e para isso projetou o traçado de ruas e canais . Chegou a pensar em ruas exclusivas para pedestres cobertas pelas arcadas dos edifícios, com a finalidade de evitar aos pedestres o desconforto da chuva.

Assim como se interessou por tantos aspectos da realidade, Leonardo da Vinci procurou conhecer o corpo humano. Passou a assistir dessecações de cadáveres, feitas por estudantes de anatomia, pois queria observar músculos e articulações, para dar realismo e força à representação do corpo humano. Desse desejo de conhecimento resultaram muitas anotações e desenhos.

A impressão que uma pessoa tem ao observar reproduções desses manuscritos de Leonardo é que está diante dos primeiros livros ilustrados de anatomia.

Assista ao vídeo



8 comentários:

  1. Felizmente toda essa arte ficou registrada para que a humanidade saiba quem foram os gênios da história humana,não existe mais seres similares a esses, vivemos a era do conhecimento científico somente, em função da ganância pelo dinheiro e pelas coisas materiais.

    Todos esse gênios tinham uma coisa em comum "DOM DE DEUS", o que não se ve hoje em dia tambem.

    Edinaldo Mendes Barbosa

    ResponderExcluir
  2. muito obrigado a Deus por ter projetado o ser humano e ter lhe provido de inteligencia... parabens pela aula...simplesmente esclarecedora

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante essa aula. Fiquei admirado com os artistas do renascentismo, principalmente com Da Vinci.
    Vou pesquisar mais =D

    ResponderExcluir
  4. NO VÍDEO NÁO SE CONSEGUE LER OS COMENTÁRIOS SOBRE A PRODUTIVIDADE DE LEONARDO DA VINCI, ALGUNS TEM AS LETRAS MUITO CLARAS , DIFICULTANDO A LEITURA.

    ResponderExcluir
  5. PARABÉNS, A AULA ESTÁ MARAVILHOSA, COISAS QUE NUNCA SOUBE SOBRE ESSES GÊNIOS, FIQUEI SABENDO AQUI,OBRIGADO POR TUDO!!

    MARILENE

    ResponderExcluir
  6. Professora seu blog é sim uma verdadeira obra de arte ! Maravilhoso trabalho !

    ResponderExcluir
  7. Site para Assistir Filmes e Series Online Grátis,
    Esse É Novo... Confira! Valeu mesmo... ^^
    http://www.assistirfilmesonlineseries.com.br/

    OU
    www.assistirfilmesonlineserie.blogspot.com.br

    ResponderExcluir