- Uso da técnica de perspectiva,
- Uso de conhecimentos científicos e matemáticos para reproduzir a natureza com fidelidade.
No período conhecido como Idade Média, praticamente todos os acontecimentos artísticos, científicos e culturais estavam de alguma forma ligados a manifestações religiosas. Os livros eram escritos a mão e geralmente circulavam apenas entre aqueles que ocupavam cargos religiosos. Além disso a população era, em sua maioria, analfabeta. As obras de arte retratavam quase exclusivamente imagens religiosas. Os artistas de muitas dessas obras são desconhecidos, pois seus trabalhos não eram assinados. A preocupação em expressar a individualidade do artista pela assinatura não existia, o que importava na Idade Média era que a produção de imagens servisse a um propósito maior que era religioso.O auto retrato tornou-se uma prática comum a partir do século XV, com o surgimento de um movimento histórico conhecido como Renascimento.Considerado o marco da passagem da Idade Média para a Idade Moderna, nesse período houve muitas mudanças. A humanidade realizou diversas descobertas e invenções que alteraram o curso da História.
A invenção da bússola por exemplo, possibilitou que os europeus saíssem com seus navios para o mar, desembarcassem na América, em 1492.
Outro invento muito importante foi a imprensa.
Por volta de 1450, um alemão chamado Johannes Gutenberg criou uma máquina que imprimia os livros, o que possibilitou produzi-los em maior escala, tornando-os mais acessíveis.
O aperfeiçoamento da imprensa, ao longo do tempo, aumentou a capacidade de produção, e um número ainda mais de pessoas teve acesso às informações publicadas em livros.
Com suas obras divulgadas por meio da imprensa, cientistas, artistas, inventores e filósofos tornaram-se mais conhecidos. As características individuais das obras passaram a ser valorizadas. Os artistas, antes desconhecidos, agora assinavam suas pinturas e desenhos e retratavam outras imagens, além de religiosas, como paisagens, natureza morta, retratos e auto retratos.
O homem enquanto indivíduo, passa a ser importante, e seu domínio sobre a natureza, realizado por meio de novas descobertas e inventos, é visto como um reflexo da inteligência que Deus teria dado somente a espécie humana.
Na arte, novos métodos inventados para representar profundidade, e assim, dar aparência de realidade a uma obra tornaram-se regra até o século XIX.
- Leonardo Da Vinci
- Michelangelo Buonarroti
- Rafael Sanzio
- Sandro Botticelli
- Andrea del Verrochio
- Pietro di Cristoforo Vanucci (Pietro Perugino)
- Uso de tela e tinta óleo
- Temas religiosos
- Perspectiva: Ilusão de profundidade
- Claro e escuro: Volume ao corpo
- Pintavam com estilo próprio
- Valorizavam o Humanismo
- Perspectiva e Geometria (Escultura sai da parede para ser colocada em base)
- Contrariando a moral da época, o nu volta a ser utilizado.
- Aplicação de estudos anatômicos
- Figuras Mitológicas
- Temas Bíblicos
- Construção com uso da Geometria:
- Aplicação do quadrado
- Aplicação da perspectiva
Com Pietro Perugino, Rafael aprendeu a técnica do afresco ou pintura mural. Em sua primeira obra de realce, O casamento da Virgem, a influência de Perugino evidencia-se na perspectiva e na relação proporcional entre as figuras, de um doce lirismo, e a arquitetura. A disposição das figuras é, no entanto, mais informal e animada que a do mestre.
Em Roma pintou a"Escola de Atenas" que é uma alegoria complexa do conhecimento filosófico profano. Mostra um grupo de filósofos de várias épocas históricas ao redor de Aristóteles ePlatão, ilustrando a continuidade histórica do pensamento platônico
Escola de Atenas
Rafael morreu em Roma no seu aniversário de 37 anos, (alegadamente apenas a algumas semanas depois de Leão X apontá-lo como cardeal), acometido por uma febre após um encontro à meia-noite, e foi profundamente lamentado por todos aqueles que reconheciam sua grandeza. Seu corpo repousou por um certo tempo em uma das salas na qual ele havia demonstrado sua genialidade e foi honrado com um funeral público. Sua obra Transfiguração precedeu seu corpo durante a procissão fúnebre
Transfiguração
Sandro Botticelli - 1445 - 1510
Alessandro di Mariano di Vanni Filipepi, foi um célebre pintor italiano. Igualmente receptivo às aquisições do introduzidas por Masaccio na pintura do Quatrocento e às tendências do Gótico tardio, seguiu os preceitos da perspectiva central e estudou as esculturas da Antiguidade, evoluindo posteriormente para a acentuação das formas decorativas e da atenção dispensada à harmonia linear do traçado e ao vigor e pureza do colorido.
Protegido dos Médici, para os quais executou preciosos registros da pintura de cunho mitológico, foi bem relacionado no círculo florentino, trabalhando também para o Vaticano, produzindo afrescos para a Capela Sistina. Foi ainda destacado retratista, e seu talento excepcional de transpor para a linguagem formal as concepções de seus clientes tornou-o um dos pintores mais disputados de seu tempo. A interpretação filosófica de suas obras, é que sua arte volta a adquirir o êxito e a fama que mantém até hoje.
Michelangelo foi entregue a uma ama de leite, cujo marido era cortador de mármore. Por esse fato sua vocação de escultor.
Foi várias vezes espancado pelo pai, pois era vergonhoso te um artista na família
Aos 13 anos já era considerado mestre de pintura, seus primeiros trabalhos revelam-se tão bons que seu professor enciumado preferiu afastar o aluno.
Moisés é uma de suas principais obras. Conta-se que após terminar de esculpir a estátua de Moisés, Michelangelo passou por um momento de alucinação diante da beleza da escultura. Bateu com um martelo na estátua e começou a gritar: Porque não falas? (Perché non parli ?)
Juízo Final
Michelangelo pintou o teto da Capela Sistina, onde retratou as passagens bíblicas de Gênesis a Apocalipse
Seu pai não o registrou quando nasceu; Sua mãe o abandonou aos 4 anos de idade.
Foi criado com seus avós paternos que logo vieram a falecer
Começou seu aprendizado aos 17 anos no ateliê de Andrea Del Verrochio.
Pintor, escultor, arquiteto, engenheiro, matemático, físico, cartógrafo, cenógrafo, geólogo, músico, astrônomo,compositor, anatômico, botânico, gastrônomo (cozinheiro), e INVENTOR
Por ter um restaurante, viu a necessidade dos clientes e inventou o cardápio.
Planejou o uso do poder solar com espelhos côncavos para o aquecimento da água no Vaticano.
Observando o vôo das aves fez o projeto do helicóptero
Para representar com perfeição o corpo humano, Da Vinci assistia dissecações de cadáveres com estudantes de anatomia.
Leonardo descobriu o processo de envelhecimento do homem : O acumulo de substâncias que estreitam os vasos sanguíneos (colesterol).
Imaginava e retratava como seria um feto dentro de ventre da mãe
Ao seu pedido, 60 mendigos acompanharam seu caixão
Leonardo da Vinci (1452-1519 ) é o perfeito representante do espírito renascentista, empenhado em conhecer leis que regem a natureza e em transformar o conhecimento em técnica.
Leonardo não foi um especialista e também por isso simboliza sua época, pois o Renascimento é um tempo que valoriza a associação entre os diversos conhecimentos científicos e práticos. As atividades intelectuais relacionam-se; os pesquisadores interessam-se pelas artes, pela reflexão filosófica e pelos conhecimentos de física, matemática, mecânica, hidráulica, astronomia e anatomia.
Falar de Leonardo é falar de engenharia, escultura, pintura, música, cenografia, astronomia, matemática, física, geologia, anatomia, botânica, gastronomia, filosofia, mecânica e invenção.
Tudo precisa ser levado em consideração, porque tudo contribui para melhor compreender o mundo e o próprio ser humano, célebre ourives, escultor, pintor, engenheiro.
Dedicou-se inicialmente à aprendizagem do desenho e das técnicas pintura.
No atelier de Verrochio, Leonardo teve contato com as técnicas de escultura.
Ali também trabalhou com máquinas e ferramentas. Ficou fascinado por esses objetos e durante toda a vida projetou novos modelos, aperfeiçoando os que já existiam e criando outros que não eram nem imaginados na sua época.
Durante o período em que viveu em Milão, a atenção de Leonardo voltou-se para projetos urbanístico. Se encantou com os numerosos canais que percorriam a região e pensou na possibilidade de utiliza-los para transporte de mercadorias e saneamento da cidade, pois poderiam conter um sistema de esgoto. Mas como artista viu na água também um excelente fator de embelezamento da cidade e para isso projetou o traçado de ruas e canais . Chegou a pensar em ruas exclusivas para pedestres cobertas pelas arcadas dos edifícios, com a finalidade de evitar aos pedestres o desconforto da chuva.
Assim como se interessou por tantos aspectos da realidade, Leonardo da Vinci procurou conhecer o corpo humano. Passou a assistir dessecações de cadáveres, feitas por estudantes de anatomia, pois queria observar músculos e articulações, para dar realismo e força à representação do corpo humano. Desse desejo de conhecimento resultaram muitas anotações e desenhos.
A impressão que uma pessoa tem ao observar reproduções desses manuscritos de Leonardo é que está diante dos primeiros livros ilustrados de anatomia.
Nossa !! Que aula excelente !!!!!!
ResponderExcluirFelizmente toda essa arte ficou registrada para que a humanidade saiba quem foram os gênios da história humana,não existe mais seres similares a esses, vivemos a era do conhecimento científico somente, em função da ganância pelo dinheiro e pelas coisas materiais.
ResponderExcluirTodos esse gênios tinham uma coisa em comum "DOM DE DEUS", o que não se ve hoje em dia tambem.
Edinaldo Mendes Barbosa
muito obrigado a Deus por ter projetado o ser humano e ter lhe provido de inteligencia... parabens pela aula...simplesmente esclarecedora
ResponderExcluirMuito interessante essa aula. Fiquei admirado com os artistas do renascentismo, principalmente com Da Vinci.
ResponderExcluirVou pesquisar mais =D
NO VÍDEO NÁO SE CONSEGUE LER OS COMENTÁRIOS SOBRE A PRODUTIVIDADE DE LEONARDO DA VINCI, ALGUNS TEM AS LETRAS MUITO CLARAS , DIFICULTANDO A LEITURA.
ResponderExcluirPARABÉNS, A AULA ESTÁ MARAVILHOSA, COISAS QUE NUNCA SOUBE SOBRE ESSES GÊNIOS, FIQUEI SABENDO AQUI,OBRIGADO POR TUDO!!
ResponderExcluirMARILENE
Professora seu blog é sim uma verdadeira obra de arte ! Maravilhoso trabalho !
ResponderExcluirSite para Assistir Filmes e Series Online Grátis,
ResponderExcluirEsse É Novo... Confira! Valeu mesmo... ^^
http://www.assistirfilmesonlineseries.com.br/
OU
www.assistirfilmesonlineserie.blogspot.com.br