Para viver no mundo atual com qualidade de vida é preciso ter cada vez mais conhecimentos, respeitar valores e desenvolver atitudes positivas.



Os conhecimentos produzidos pela humanidade ao longo da história são um valioso tesouro que nos permite compreender o mundo, interagir com as pessoas e tomar decisões.

Ler, observar, registrar, analisar, comparar, refletir e expressar-se são algumas formas de compartilhar esse tesouro.

Olhar uma pintura é como partir para uma viagem, uma viagem com muitas possibilidades, incluindo o entusiasmo de compartilhar uma visão de uma outra época.

Como em qualquer viagem quanto melhor a preparação, mais gratificante será a expedição.

A melhor maneira de viajar é com um guia que o ajude enquanto você se familiariza com o novo ambiente, e que lhe mostrem coisas que do contrário passariam despercebidas.


Assim é o meu objetivo como Mestre, levar meus alunos a uma maravilhosa viagem ao mundo da ARTE





quarta-feira, 2 de maio de 2012


FUTURISMO

O início do século XX caracterizou-se pela aceleração das atividades com o uso das máquinas. As indústrias expandiam-se, e o ritmo de vida urbano ficava mais complexo.

Na arte, do mesmo modo, surgiram manifestações que exaltaram essas perspectivas de futuro: velocidade. fumaça, barulho...

Paralelamente ao movimento cubista na França, com Georges Braque e Pablo Picasso, desenvolveu-se na Itália um movimento semelhante, o Futurismo.



No Cubismo, a forma fragmentada era representada sob vários ângulos. O Futurismo exibia simultaneamente a figura, seu movimento e deslocamento no espaço.
Giacomo Balla

A origem do Futurismo esta relacionada com a literatura. O poeta e escritor italiano Filippo Tommaso Marinetti publicou, em 1909 o Manifesto Futurista, no qual exaltava o futuro e, sobretudo, a velocidade, que passou a ser conhecida e admirada com a mecanização da industria e o crescente desenvolvimento dos centros urbanos. Marinetti dizia que um automóvel de corridas, um carro a acelerar era mais belo que a Vitória de Samotracia, escultura grega considerada como a essência absoluta da beleza ocidental.

Vitória de Samotracia
Um grupo de artistas jovens italianos, de carácter inconformista ficou fascinado por essas ideias. Começaram a criar obras que destacavam o frenesi da vida moderna: Trens que irrompem velozmente a tela, efeito dinâmicos de bicicletas ou figuras em movimento, sensações confusas das ruas e dos cafés. No princípio recorreram a técnica e procedimentos próximos do divisionismo dos fauves, com pinceladas grandes e separadas entre si, que em certas ocasiões, parecem atraídas por um fluxo magnético

Alguns artistas que aderiram ao movimento futurista:
  • Umberto Boccione
  • Giacomo Balla
  • Carlo Carrà




O Italiano Umberto Boccione focalizou a ideia do movimento através do espaço. A obra Cabeça + Luz + Ambiente mostra uma cabeça de forma fragmentada: o expectador tem a impressão de estar vendo a imagem num caleidoscópio



Cabeça + Luz + Ambiente

No quadro Ritmo do Violinista, Boccione representou o movimento dos dedos e das mãos simultaneamente. A moldura em forma de "V" em preto e branco enfatiza o movimento ascendente do instrumento, do arco e das mãos do musico

Ritmo do Violinista

Dinamismo do Jogador de Futebol

Força de Uma Rua

Ruídos da Rua Invadem as Casas

Além de pintor Boccione foi escultor. Sua obra mais famosa, Formas Únicas de Continuidade no Espaço, é modelada em gesso. Muitos anos após sua morte algumas peças de bronze foram fundidas à escultura. Boccione representou um homem que parece cortar o espaço com passos largos, deixando rastro por onde passa
 
 Formas Únicas de Continuidade no Espaço 




Giacomo Balla o mais importante futurista no início fazia pintura acadêmica.
Ao entrar em contato com o Impressionismo e o Pontilhismo, apaixonou-se pela luz e cor modificando o olhar em relação a arte.

Em 1909 aderiu ao dinamismo futurista. 
A tela Vôo das Andorinhas é exemplo perfeito disso. representou um bando de andorinhas que voavam do lado de fora de sua janela. balla conseguiu recriar o movimento e a velocidade dos pássaros, colocando um atrás do outro, de maneira harmoniosa


 
Vôo das Andorinhas 

Cão

Dinamismo do Carro

Como outros artistas Balla desenvolveu a ideia de representar o movimento pela repetição, como as fotos de fita de vídeo de filme ou desenho animado.


Carlo Carrà -  Pintor italiano. Participou em diversas edições da Bienal de Arte de São Paulo. 
Foi autodidacta, tendo a sua pintura exercido grande influência sobre os artistas italianos.
Após conhecer o pintor De Chirico, identificou-se com o seu trabalho e ajudou-o a fundar a Scuola Metafisica Italiana, criando o termo pintura metafísica.
Após o seu afastamento de De Chirico, e durante duas décadas, pintou melancólicas obras figurativas baseadas no realismo de Mesaccio. Entre as suas obras mais famosas encontram-se a futurista “O funeral do anarquista Galli “(1911), e “Galeria de Milão” (1912), caracterizada pelas suas formas monumentais e harmoniosas.
Carrá morre em Milão a 13 de Abril de 1966




O Funeral do Anarquista Galli 

Usado com permissão da Colecção Peggy Guggenheim, Veneza
Galeria de Milão


Cavalheiro Vermelho


Cavalo e Cavaleiro

Artistas futuristas, em suas numerosas impressões da imagem, mostravam entusiasmo pelo futuro e sua tecnologia.

Este entusiasmo se perdeu com a chegada da Primeira Guerra Mundial e suas consequências

Podemos entender então que, o Futurismo:

Registra o movimento da figura no espaço
O artista não esta interessado em pintar um automóvel
Mas captar a velocidade descrita no espaço





2 comentários:

  1. Voce foi a pessoa que encontrei no lugar certo na hora certa, mostrou o caminho e o valor do conhecimento.Resolvi continuar, mas agora vc não esta mais la pra me incentiva...
    Obrigada por muito, muito mesmo.

    ResponderExcluir