FUTURISMO
O início do século XX caracterizou-se pela aceleração das atividades com o uso das máquinas. As indústrias expandiam-se, e o ritmo de vida urbano ficava mais complexo.
Na arte, do mesmo modo, surgiram manifestações que exaltaram essas perspectivas de futuro: velocidade. fumaça, barulho...
Paralelamente ao movimento cubista na França, com Georges Braque e Pablo Picasso, desenvolveu-se na Itália um movimento semelhante, o
Futurismo.
No Cubismo, a forma fragmentada era representada sob vários ângulos. O Futurismo exibia simultaneamente a figura, seu movimento e deslocamento no espaço.
Giacomo Balla
A origem do Futurismo esta relacionada com a literatura. O poeta e escritor italiano
Filippo Tommaso Marinetti publicou, em 1909 o Manifesto Futurista, no qual exaltava o futuro e, sobretudo, a velocidade, que passou a ser conhecida e admirada com a mecanização da industria e o crescente desenvolvimento dos centros urbanos. Marinetti dizia que um automóvel de corridas, um carro a acelerar era mais belo que a
Vitória de Samotracia, escultura grega considerada como a essência absoluta da beleza ocidental.
Vitória de Samotracia
Um grupo de artistas jovens italianos, de carácter inconformista ficou fascinado por essas ideias. Começaram a criar obras que destacavam o frenesi da vida moderna: Trens que irrompem velozmente a tela, efeito dinâmicos de bicicletas ou figuras em movimento, sensações confusas das ruas e dos cafés. No princípio recorreram a técnica e procedimentos próximos do divisionismo dos fauves, com pinceladas grandes e separadas entre si, que em certas ocasiões, parecem atraídas por um fluxo magnético
Alguns artistas que aderiram ao movimento futurista:
- Umberto Boccione
- Giacomo Balla
- Carlo Carrà
O Italiano
Umberto Boccione focalizou a ideia do movimento através do espaço. A obra
Cabeça + Luz + Ambiente mostra uma cabeça de forma fragmentada: o expectador tem a impressão de estar vendo a imagem num caleidoscópio
Cabeça + Luz + Ambiente
No quadro Ritmo do Violinista, Boccione representou o movimento dos dedos e das mãos simultaneamente. A moldura em forma de "V" em preto e branco enfatiza o movimento ascendente do instrumento, do arco e das mãos do musico
Dinamismo do Jogador de Futebol
Força de Uma Rua
Ruídos da Rua Invadem as Casas
Além de pintor Boccione foi escultor. Sua obra mais famosa,
Formas Únicas de Continuidade no Espaço, é modelada em gesso. Muitos anos após sua morte algumas peças de bronze foram fundidas à escultura. Boccione representou um homem que parece cortar o espaço com passos largos, deixando rastro por onde passa
Formas Únicas de Continuidade no Espaço
Giacomo Balla o mais importante futurista no início fazia pintura acadêmica.
Ao entrar em contato com o Impressionismo e o Pontilhismo, apaixonou-se pela luz e cor modificando o olhar em relação a arte.
Em 1909 aderiu ao dinamismo futurista.
A tela Vôo das Andorinhas é exemplo perfeito disso. representou um bando de andorinhas que voavam do lado de fora de sua janela. balla conseguiu recriar o movimento e a velocidade dos pássaros, colocando um atrás do outro, de maneira harmoniosa
Vôo das Andorinhas
Cão
Dinamismo do Carro
Como outros artistas Balla desenvolveu a ideia de representar o movimento pela repetição, como as fotos de fita de vídeo de filme ou desenho animado.
Carlo Carrà - Pintor italiano. Participou em diversas edições da Bienal de Arte de São Paulo.
Foi autodidacta, tendo a sua pintura exercido grande influência sobre os artistas italianos.
Após conhecer o pintor De Chirico, identificou-se com o seu trabalho e ajudou-o a fundar a Scuola Metafisica Italiana, criando o termo
pintura metafísica.
Após o seu afastamento de De Chirico, e durante duas décadas, pintou melancólicas obras figurativas baseadas no realismo de Mesaccio. Entre as suas obras mais famosas encontram-se a futurista
“O funeral do anarquista Galli “(1911), e
“Galeria de Milão” (1912), caracterizada pelas suas formas monumentais e harmoniosas.
Carrá morre em Milão a 13 de Abril de 1966
O Funeral do Anarquista Galli
Galeria de Milão
Cavalheiro Vermelho
Cavalo e Cavaleiro
Artistas futuristas, em suas numerosas impressões da imagem, mostravam entusiasmo pelo futuro e sua tecnologia.
Este entusiasmo se perdeu com a chegada da Primeira Guerra Mundial e suas consequências
Podemos entender então que, o Futurismo:
•Registra o movimento da figura no espaço
•O artista não esta interessado em pintar um automóvel
•Mas captar a velocidade descrita no espaço
Valeu professora.
ResponderExcluirVoce foi a pessoa que encontrei no lugar certo na hora certa, mostrou o caminho e o valor do conhecimento.Resolvi continuar, mas agora vc não esta mais la pra me incentiva...
ResponderExcluirObrigada por muito, muito mesmo.