Para viver no mundo atual com qualidade de vida é preciso ter cada vez mais conhecimentos, respeitar valores e desenvolver atitudes positivas.



Os conhecimentos produzidos pela humanidade ao longo da história são um valioso tesouro que nos permite compreender o mundo, interagir com as pessoas e tomar decisões.

Ler, observar, registrar, analisar, comparar, refletir e expressar-se são algumas formas de compartilhar esse tesouro.

Olhar uma pintura é como partir para uma viagem, uma viagem com muitas possibilidades, incluindo o entusiasmo de compartilhar uma visão de uma outra época.

Como em qualquer viagem quanto melhor a preparação, mais gratificante será a expedição.

A melhor maneira de viajar é com um guia que o ajude enquanto você se familiariza com o novo ambiente, e que lhe mostrem coisas que do contrário passariam despercebidas.


Assim é o meu objetivo como Mestre, levar meus alunos a uma maravilhosa viagem ao mundo da ARTE





quinta-feira, 3 de maio de 2012

A arte na Grécia Antiga

Paternon
A arte grega volta-se para o gozo da vida presente. Contemplando a natureza, o artista se empolga pela vida e tenta, através da arte, exprimir suas manifestações. Na sua constante busca da perfeição, o artista grego cria uma arte de elaboração intelectual em que predominam o ritmo, o equilíbrio, a harmonia ideal. Eles têm como características: o racionalismo; amor pela beleza; interesse pelo homem e a democracia.

Pintura
A pintura grega destaca-se como arte decorativa da cerâmica, representando cenas mitológicas e costumes gregos. Os vasos gregos são também conhecidos não só pelo equilíbrio de sua forma, mas também pela harmonia entre o desenho, as cores e o espaço utilizado para a ornamentação, para servir bem à função, eram utilizados para a realização de rituais religiosos alem de armazenar mantimentos. Por isso, a sua forma correspondia à função para que fossem destinados:

• Ânfora - vasilha em forma de coração, com o gargalo largo e duas asas; 
   


• Hidra - (água) tinha três asas, uma vertical para segurar enquanto corria a água e duas para levantar; 


• Cratera - Boca bastante larga, com o corpo em forma de um sino invertido, servia para misturar água com o vinho, hábito muito comum dentre os gregos, visto que os mesmos não bebiam água pura.


 As pinturas dos vasos representavam pessoas em suas atividades diárias e cenas da mitologia grega.         O maior pintor de figuras negras foi Exéquias. A pintura grega se divide em três grupos:
1) figuras negras sobre o fundo vermelho.
2) figuras vermelhas sobre o fundo negro.
3) figuras vermelhas sobre o fundo branco.

Escultura
Na escultura, os gregos inspiraram-se nos temas rurais, nos sentimentos humanos, em cenas desportivas e demais aspectos da vida diária. Os escultores que mais se destacaram foram Fídias e Míron.
O antropomorfismo - esculturas de formas humanas - dominou o movimento estatuário grego. Além do equilíbrio e perfeição das formas, as estátuas adquiriam movimento.
Escultura dividiu-se nos seguintes períodos:
  • Arcaico
  • Clássico
  • Helenístico

Período Arcaico situa-se entre os séculos VII, VI e início do século V a. C.
Neste período nota-se influências, das estética da estatuária assíria e egípcia, algumas sobrevivências creto-micênicas e a da arte oriental, influência da Síria e do Egito, pouca definição anatomica, frontalidade, estaticidade e meio sorriso
Os gregos começaram a esculpir, em mármores, grandes figuras de homens. Primeiramente aparecem esculturas simétricas, em rigorosa posição frontal, com o peso do corpo igualmente distribuído sobre as duas pernas. Esse tipo de estátua é chamado Kouros (palavra grega: homem jovem).
 Kouros

 Período Clássico passou-se a procurar movimento nas estátuas, para isto, se começou a usar o bronze que era mais resistente do que o mármore, podendo fixar o movimento sem se quebrar. Na época clássica, a escultura atingiu o auge da beleza e da perfeição, com as obras do mais genial escultor desse período. O Discóbolo, lançador de disco é uma estátua do escultor grego Miron, que representa um atleta momentos antes de lançar um disco. Provavelmente seja a estátua de desportista em ação mais famosa do mundo.
Fídias, executou os relevos do Pártenon, nomeadamente a procissão das Panateneias.
- Fídias, talvez o mais famoso de todos, autor de Zeus Olímpico, sua obra-prima, e Atenéia. Realizou toda a decoração em baixos-relevos do templo Partenon: as esculturas dos frontões, métopas e frisos. Neste período Péricles deu início à construção do Templo - o Pártenon.



Período Helenístico pode observar o crescente naturalismo: os seres humanos não eram representados apenas de acordo com a idade e a personalidade, mas também segundo as emoções e o estado de espírito de um momento. O grande desafio e a grande conquista da escultura do período helenístico foram a representação não de uma figura apenas, mas de grupos de figuras que mantivessem a sugestão de mobilidade e fossem bonitos de todos os ângulos que pudessem ser observados.

VÊNUS de MILO
Datada de 100-190 a.C, feita em mármore, tem altura de 198 cm (ou 202 cm, como algumas fontes citam). Foi encontrada durante o século II a.C., na ilha de Milos, no Mar Egeu.
A Vênus de Milo deve esse nome ao fato de ter sido descoberta na ilha grega de Milos, em 1820. A peça, requisitada pelas autoridades turcas, acabou vendida e depois doada ao Museu do Louvre, em Paris, onde pode ser vista atualmente. A obra contrasta a delicadeza da forma feminina com a textura pesada do manto.
Já teve braços, mas não se sabe ao certo em que posição.
Já teve braços, mas não se sabe ao certo em que posição. Representa Afrodite, a deusa helênica do amor e da beleza, conhecida pelos romanos como Vênus. Segundo o mito, Páris, de Tróia, premiara Vênus com uma maça de ouro, identificando-a como a mulher mais bela do mundo. É composta basicamente de dois grandes segmentos de mármore, com várias outras partes menores trabalhadas em separado e ligadas entre si por grampos de ferro, uma técnica comum entre os gregos antigos. A deusa usava jóias de metal - braçadeira, brincos e tiara - presumidas pela existência de orifícios de fixação.Têm sido objeto de muitos estudos especializados e adquiriu o status de ícone popular, reproduzida vezes incontáveis como estatueta, em estampas, filmes, literatura, souvenirs turísticos e outros itens para o consumo de massa. É hoje uma das estátuas antigas mais conhecidas do mundo. 

VITÓRIA DE SAMOTRÁCIA
A Vitória de Samotrácia é uma escultura que representa a deusa grega, cujos pedaços foram descobertos em 1863 nas ruinas do Santuário dos deuses de Samotrácia. Atualmente está em lugar de destaque numa escadaria do Museu do Louvre, em Paris. Produzida por algum escultor desconhecido, acredita-se que a estátua foi confeccionada entre 220 e 190 a C. Apesar dos danos significativos e de estar incompleta, é considerada uma das grandes sobreviventes do período helenístico.Obra de leveza da escultura grega. Apesar de sua estrutura maciça, apresenta-se deslizando suavemente, cortanto o vento. Mostra maestria na forma e no movimento, que impressionou críticos e artistas desde sua descoberta. É particularmente admirada por seu naturalismo e pela fina realização dos drapeados. É considerado um dos grandes tesouros do Louvre. É também um ícone cultural, explorado por outros artistas em vários contextos.

Arquitetura
Templos
As edificações que despertaram maior interesse são os templos. A característica mais evidente dos templos gregos é a simetria entre o pórtico de entrada e o dos fundos. O templo era construído sobre uma base de três degraus. O degrau mais elevado chamava-se estilóbata e sobre ele eram erguidas às colunas. As colunas sustentavam um entablamento horizontal formado por três partes: a arquitrave, o friso e a cornija. As colunas e entablamento eram construídos segundo os modelos da ordem:


Teatros
Construídos em lugares abertos que se compunham de três partes: a skene ou cena, para os atores; a konistra ou orquestra, para o coro; o koilon ou arquibancada, para os espectadores.
Um dos teatros mais famosos e de melhor acústica é o Epidauro construído, no séc. IV a.C. ao ar livre, composto por 55 degraus divididos em duas ordens e calculados de acordo com uma inclinação perfeita. Chegava a acomodar cerca de 14.000 espectadores e tornou-se famoso por sua acústica perfeita. 

 

Período Homérico, Pré-Grego ou Pré-Templo.
Merecem destaque as obras literárias Ilíada e Odisséia, de Homero. Nas artes plásticas, surgem os estilos Geométricos e Orientalizante. Em 776 a.C. foram instituídos os Jogos Olímpicos, os quais se realizavam a cada 4 anos em honra a Zeus.




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