Para viver no mundo atual com qualidade de vida é preciso ter cada vez mais conhecimentos, respeitar valores e desenvolver atitudes positivas.



Os conhecimentos produzidos pela humanidade ao longo da história são um valioso tesouro que nos permite compreender o mundo, interagir com as pessoas e tomar decisões.

Ler, observar, registrar, analisar, comparar, refletir e expressar-se são algumas formas de compartilhar esse tesouro.

Olhar uma pintura é como partir para uma viagem, uma viagem com muitas possibilidades, incluindo o entusiasmo de compartilhar uma visão de uma outra época.

Como em qualquer viagem quanto melhor a preparação, mais gratificante será a expedição.

A melhor maneira de viajar é com um guia que o ajude enquanto você se familiariza com o novo ambiente, e que lhe mostrem coisas que do contrário passariam despercebidas.


Assim é o meu objetivo como Mestre, levar meus alunos a uma maravilhosa viagem ao mundo da ARTE





quarta-feira, 9 de maio de 2012


SURREALISMO

Um relógio que derrete, um peixe com corpo de mulher. Esquisitices assim só podem ser vistas em sonho, já que estão acima da realidade - ou, em francês, "sur le réel", daí o termo "surrealismo", escola artística que tem esses delírios como tema.

Ovo Cósmico - Salvador Dali

Esse movimento artístico e literário surgiu em Paris. Foi o escritor André Breton, o primeiro a utilizar o termo, ao publicar o "Manifesto Surrealista", em 1924. Os artistas deste movimento acreditavam que a arte deveria se libertar das exigências da lógica e da razão e ir além da consciência do dia-a-dia, para poder expressar o inconsciente, a imaginação e os sonhos.





Sono e sonhos são temas comuns aos surrealistas, uma vez que é dormindo e sonhando que temos o domínio do inconsciente.










Joan Miró: Foi um importante escultor e pintor espanhol. Nasceu na cidade de Barcelona (Espanha) em 20 de abril de 1893 e faleceu em Palma de Maiorca (Espanha) em 25 de dezembro de 1983. É considerado um dos maiores representantes do surrealismo. No ano de 1919 viajou para Paris, época em que teve contato com obras do dadaísmo e fauvismo (movimentos artísticos modernistas).
 No começo da década de 1920 teve contato com vários artistas surrealistas, entre ele, André Breton. No ano de 1925, participou da primeira exposição de arte surrealista. 1954 recebeu o Grande Prêmio de Gravura na Bienal de Veneza. 1968 foi nomeado doutor honoris causa pela Universidade de Harvard. 1980 recebeu do rei Juan Carlos I (Espanha) a Medalha de Ouro de Belas Artes.

O Jardim - Miró

Se você não conseguiu ver os detalhes dos elementos que compõe o jardim de Miró apresentados na obra acima, assista o vídeo abaixo e boa viagem ao mundo do Surrealismo





Salvador Domingo Felipe Jacinto Dali i Domènech,  
1º Marquês de Dali de Púbol, conhecido apenas como Salvador Dali foi um importante pintor catalão, conhecido pelo seu trabalho surrealista. Os quadros de Dali chamam a atenção pela incrível combinação de imagens bizarras, como nos sonhos, com excelente qualidade plástica.
Salvador Dali foi influenciado pelos mestres da Renascença e foi um artista com grande talento e imaginação. Era conhecido por fazer coisas extravagantes para chamar a atenção, o que por vezes incomodava os seus críticos.
Foi um grande artista que também era um grande promotor de si mesmo, um verdadeiro showman. A combinação foi uma fórmula irresistível para o sucesso. Salvador Dali, o showman, com os bigodes arrogantemente arrebitados, tornou-se uma figura familiar para milhões de pessoas que nunca tinham chegado perto de uma galeria de arte. Com este disfarce, ele parecia estar sempre na mira com um turbilhão de auto-elogios ligeiramente absurdos que poderiam ou não ter fundamento. Mas quem o desprezava como charlatão não podia deixar de admitir que ele criou uma multidão de imagens estonteantes.
Salvador Dali produziu mais de 1500 quadros ao longo da sua carreira,] e também ilustrações para livros, litografias, desenhos para cenários e trajes de teatro, um grande número de desenhos, dezenas de esculturas e vários outros projetos.
Entre 1930 e 1935, com obras como “Persistência da memória”, Salvador Dali se consagra como um ícone do seu estilo, surrealista. É conhecido tanto por sua arte com uma incrível combinação de bizarrices, figuras oníricas, como pela excelência plástica que o tornou internacionalmente conhecido.
Persistência da Memória

O grande tema do quadro acima é o tempo, representado por relógios flácidos, indicando horas e minutos que são humanos e por isso moldáveis: 
 Os relógios marcam horas diferentes.

Ao fundo, uma paisagem sombria e infinita dominada por uma zona de luz, talvez uma praia ao amanhecer; talvez a mancha brilhante de um tempo indefinido, longe do presente, distante e ambíguo como o sonho.

Os relógios escorregam como o tempo que flui.

Um relógio fechado, coberto por formigas, animais frenéticos, que parecem devorá-lo; trata-se aqui da memória fechada, do tempo morto, devorado, abatido pela vida.

“Desenhar é a honestidade da arte. 
Não há possibilidade de enganar. Ou é bom ou é ruim.”
                                                                                                        Savador Dali







Um comentário: