Para viver no mundo atual com qualidade de vida é preciso ter cada vez mais conhecimentos, respeitar valores e desenvolver atitudes positivas.



Os conhecimentos produzidos pela humanidade ao longo da história são um valioso tesouro que nos permite compreender o mundo, interagir com as pessoas e tomar decisões.

Ler, observar, registrar, analisar, comparar, refletir e expressar-se são algumas formas de compartilhar esse tesouro.

Olhar uma pintura é como partir para uma viagem, uma viagem com muitas possibilidades, incluindo o entusiasmo de compartilhar uma visão de uma outra época.

Como em qualquer viagem quanto melhor a preparação, mais gratificante será a expedição.

A melhor maneira de viajar é com um guia que o ajude enquanto você se familiariza com o novo ambiente, e que lhe mostrem coisas que do contrário passariam despercebidas.


Assim é o meu objetivo como Mestre, levar meus alunos a uma maravilhosa viagem ao mundo da ARTE





domingo, 6 de maio de 2012



CUBISMO


Mulher Cubista- Pablo Picasso

Durante o século XX, com o advento da tecnologia em decorrência da Revolução Industrial, na qual o resultado foi o espantoso progresso material, as grandes potências mundiais entraram em uma disputa totalmente acirrada pelo poder.


Dessa forma, em meio a uma instabilidade política entre países europeus, ocorreu a Primeira Guerra Mundial, em 1914. Tal conflito foi o estopim para o surgimento de um sentimento nacionalista, resultando na criação de várias correntes ideológicas, tais como o nazismo, o fascismo e o comunismo, as quais mudaram o cenário mundial durante o decorrer do século.

E foi justamente entre o período compreendido entre a Primeira e a Segunda Guerra Mundial que ocorreram os movimentos artísticos denominados vanguardas. Como podemos observar, todos tiveram a terminação em “Ismo”, e todos, mesmo possuindo características divergentes entre si, pautavam-se pelo mesmo objetivo: O questionamento do legado cultural deixado pelo século XX, cujos padrões acadêmicos, baseados numa arte cristalizada e conservadora, não eram mais vistos de maneira plausível.

Diante disso, era necessária a criação de novos padrões estéticos que representassem a realidade perante o novo século que acabara de surgir. E foi nesse contexto histórico-social que tudo ocorreu.

O Cubismo estendeu-se de 1907 a 1914 e seu propósito era promover a decomposição, a fragmentação e a geometrização das formas. Os artistas apostaram na simultaneidade de visualizações permitidas a partir da análise de um objeto, isto é, o mesmo poderia ser visto sob vários ângulos, embora sua totalidade pudesse ser inteiramente preservada.


 Características Principais
  • Sem compromisso com a realidade 
  • Formas geométricas 
  • Renuncia a Perspectiva

Principais Artistas


 

Pablo Ruiz Picasso - Espanha (1881 - 1973)

Foi reconhecidamente um dos mestres da Arte no século XX. É considerado um dos artistas mais famosos e versáteis de todo o mundo, tendo criado milhares de trabalhos, não só pinturas mas também esculturas e cerâmicas, usando, enfim, todos os tipos de materiais. Conhecido também como o co-fundador do Cubismo, junto com Georges Braques. Diz-se que levou toda sua vida a saber pintar como uma criança.

"A criança expressa-se pela necessidade que tem de se expressar e pelo prazer que isso lhe dá, tal como respira porque tem necessidade, sem que alguém se preocupe em fazer qualquer juízo sobre isso".


                  
                                 Reading                                                                    Paiting




Georges Braques - França (1888 - 1963)
Além de pintor, foi escultor, trabalhou com litografia, gravura em metal e joalheria, e fez também cenografia de dois balés de Sergei Diaghilev. O dom para as artes foi herdado de seu pai e de seu avô.
Ao lado de Pablo Picasso, Braque desenvolveu o cubismo e passou a usar em suas pinturas a técnica da colagem, na gravura utilizou temas mitologicos. Em 1914, devido a Primeira Guerra Mundial, Braques se afastou de Picasso, no ano seguinte, durante a guerra, foi ferido na cabeça, fato que o afastou da pintura durante dois anos. Recebeu a condecoração da Cruz de Guerra e da Legião de Honras.
Ganhou seu primeiro prêmio ao expôr na Carnagie Internacional (EUA), em 1933, uma retrospectiva de seus trabalhos.
A partir de 1940 a obra do pintor passou a ter um estilo mais realista, os temas preferidos foram pássaros, paísagens e marinhas. Em 1954 desenhou os vitrais da igreja Varengeville.


        
               Cabes de Mujer - George Braques             The Pitcher - Georges Braques

                       
      


Juan Gris - Madrid (1887 - 1927)

Reconhecido pintor e escultor, muito apreciado pela sua versatilidade e por ser um dos principais arautos do estilo cubista espanhol, o gênero artístico tornado famoso pelo seu conterrâneo Pablo Picasso.

José Victoriano (Carmelo Carlos) González-Pérez é seu nome de batismo, tendo escolhido o pseudônimo Juan Gris pouco antes de se mudar para Paris em 1906, seguindo as pisadas de Picasso. A decisão de ir para Paris aconteceu depois de ter estudado pintura com José Maria Carbonero.

Em Paris, no ano de 1906, tornou-se amigo de Matisse, Braque e Léger e foi admitido na famosa escola "Bateau Lavoir" com artistas como Picasso. Considerado o "terceiro mosqueteiro" do Cubismo, seguindo Picasso e Braque, Juan Gris ficou conhecido pelo retrato cubista de Picasso que pintou em 1912, uma obra emblemática do gênero cubista que o catapultou para a fama. Realizou a partir daí inúmeras exposições.

Apesar de ter começado pintando no estilo analítico do Cubismo, Juan Gris passou a ser um poderoso intérprete do estilo sintético, a partir de 1913. Ao contrário das obras essencialmente monocromáticas de Picasso e Braque, Juan Gris pintava com cores mais vivas e harmoniosas, mais ao estilo do seu amigo Matisse.

Juan Gris morreu jovem, em 1927, aos 40 anos, vítima de falência renal. Deixou uma esposa e um filho.

Antes de 2005 uma pintura de Juan Gris foi vendida por mais de 69 milhões de dólares

"Cubismo não é forma, mas estética. Até mesmo um estado de espírito. Por isso está inevitavelmente ligado com toda a manifestação do pensamento contemporâneo. É possível inventar uma técnica, mas é impossível inventar um estado de espírito."

"Sempre acaricio o cachorro com a mão esquerda, porque se ele me morder eu tenho a direita para pintar."
                                                                                                                                       Juan Gris


                                   
                                 Roses - Juan Gris                                                      Paisaje de Ceret



FASES DO CUBISMO
Cubismo Analítico - Pablo Picasso


Modemoiselles d" avignon


Cubismo Sintético - Juan Gris

                                                  Deutsch: Stilleben mit Bordeuauxflasche 

O cubismo rompeu radicalmente com a idéia de arte como imitação da natureza, prevalecendo na pintura e na escultura européias desde a Renascença. Picasso e Braque abandonaram as noções tradicionais de perspectiva, escorço e modelagem tentando representar solidez e volume numa superfície bidimensional, sem converter pela ilusão a tela plana num espaço pictórico tridimensional.









Nenhum comentário:

Postar um comentário