Kasimir Malevitch, 1915
Grande composição - Piet Mondrian
- Kandinsky
- Mondrian
Nasceu em Moscovo no ano de 1866 no dia 16 de Dezembro. Era de nacionalidade russa, mas mais tarde viria a adquirir nacionalidade francesa. Foi essencialmente artista, principalmente de pintura e introduziu o movimento artístico da “pintura abstracta”. Inovou as artes plásticas, influenciando muitas outras, e quebrou a ideia de tudo o que era conhecido até à altura com os seus ideais. Para além de pintor foi também professor de artes visuais. Kandinsky faleceu em Neuilly-sur-Seine, França, no ano de 1944 a 13 de Dezembro, devido a uma arteriosclerose, não chegando a fazer os seus 79 anos.
As formas biomórficas com flexibilidade e contornos não geométricos aparecem nas suas pinturas. Formas essas que sugerem organismos microscópicos mas que expressam sempre a vida interior do artista. Usava cores puras nas suas composições que evocavam a arte popular de Slavonic e que era similar a preciosos trabalhos de marca-de-água. Por vezes aplicava areia nas telas para dar uma textura de granulado aos quadros. Em “Looks on the Past” ele relata que as casas e as igrejas eram decoradas com cores tão brilhantes que, uma vez lá dentro, teve a impressão de se estar a mover dentro de uma tela pintada. A experiência e o seu estudo sobre a arte do povo na região, em particular o uso de cores brilhantes sobre fundo negro, reflectiu-se nos seus trabalhos mais recentes. Mais tarde, ele relacionou o acto de pintar para criar música na maneira que mais tarde viesse a ser mais reconhecido. Escreveu “As cores são a chave, os olhos o machado, a alma é o piano com as corda”.
Mudou-se para Paris em 1912, e foi então que Mondrian tomou contato com pintores cubistas, rendendo-se às suas idéias e mudando progressivamente de seminaturalista para a crescente abstração. Mondrian encontrou novos caminhos. Durante a primeira guerra mundial, Piet pintou na Holanda, e ajudou a fundar uma revista de artes De Stijl, que influenciou a pintura, o design e a arquitetura européia.
O princípio do século XX ficou marcado pela tentativa de representar a realidade das maneiras mais abstratas, onde a pintura é um exemplo por excelência desse novo olhar. O pintor holandês levou a abstração até ao máximo dos seus limites.
Muitos foram os artistas que deram novas representações ao real, mas Mondrian foi para além deles. Ele começou a formular as suas próprias teorias estéticas. Ao seu estilo e princípios artísticos chamou de Neoplasticismo.
Nas suas últimas composições, Mondrian evitou qualquer sugestão de reprodução do mundo material, usando linhas pretas verticais e horizontais que delimitam blocos de puro branco, vermelho, amarelo ou azul. Mondrian exprimiu uma concepção, que revelou ser um expoente elevado de harmonia e de beleza.
Foi esta procura constante da harmonia e da beleza que levou Piet Mondrian a encontrar a matemática. Mondrian descobriu o famoso número de ouro e com ele chegou ao retângulo de ouro. Partilhou com Da Vinci a idéia de que a arte deveria ser sinônimo de beleza e movimento contínuo, por isso ambos utilizaram o retângulo de ouro. A razão de ouro exprime movimento, pois mantém-se em espiral até ao infinito, e o retângulo de ouro exprime a beleza, pois é uma forma geométrica agradável à vista. Assim, o retângulo de ouro passou a ser presença constante em suas pinturas.
Suas telas é que são, antes de tudo, universais, intemporais, ordenadamente belas, fáceis de gostar e fáceis de identificar.
Elas são incrivelmente marcantes, porque únicas. Apesar da rigidez de seus traços retos, podemos ver alegria em suas composições, porque resta o jogo das cores primárias, dispostas harmoniosamente no espaço de uma tela
Seus princípios estéticos influenciaram e continuam influenciando até hoje, o Design Gráfico, o Web Design, a Arquitetura, a Publicidade Visual, a Moda, enfim a maioria das artes visuais, mesmo porque, a estética visual é profundamente dependente do equilíbrio entre formas e cores.
que fascinante!!sempre gostei de tudo assim com cores primarias .alem de embelezar dá um "plus"em qualquer coisa !!
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