Para viver no mundo atual com qualidade de vida é preciso ter cada vez mais conhecimentos, respeitar valores e desenvolver atitudes positivas.



Os conhecimentos produzidos pela humanidade ao longo da história são um valioso tesouro que nos permite compreender o mundo, interagir com as pessoas e tomar decisões.

Ler, observar, registrar, analisar, comparar, refletir e expressar-se são algumas formas de compartilhar esse tesouro.

Olhar uma pintura é como partir para uma viagem, uma viagem com muitas possibilidades, incluindo o entusiasmo de compartilhar uma visão de uma outra época.

Como em qualquer viagem quanto melhor a preparação, mais gratificante será a expedição.

A melhor maneira de viajar é com um guia que o ajude enquanto você se familiariza com o novo ambiente, e que lhe mostrem coisas que do contrário passariam despercebidas.


Assim é o meu objetivo como Mestre, levar meus alunos a uma maravilhosa viagem ao mundo da ARTE





terça-feira, 24 de abril de 2012


ABSTRACIONISMO

Abstracionismo surge entre 1910 e 1911 com a tela “Batalha” de Wassily Kandinsky.               
                              Batalha - Kandinsky                          Amarelo, Vermelho e Azul - Kandinsky


A arte abstrata ou abstracionismo é geralmente entendido como uma forma de arte que não representa objetos próprios da nossa realidade concreta. Ao invés disso, usa as relações formais entre cores, linhas e superfícies para compor a realidade da obra, de uma maneira "não representacional"

O abstracionismo se divide em:


1.  ABSTRACIONISMO LÍRICO

(Kandinsky)


2. ABSTRACIONISMO GEOMÉTRICO


2.1 SUPREMATISMO - O Suprematismo, da cor pura e da forma, foi criado por Kasimir Malevitch e a sua geometria tinha a linha como a forma suprema, revelando a ascendência do homem sobre o caos da natureza, e o quadrado - inexistente na natureza - era o elemento suprematista básico. Kasimir Malevitch em 1915 criou o "Quadrado preto sobre fundo branco", no qual o quadrado estava cheio de ausência de objetos
"Quadrado Preto Sobre Fundo Branco"
Kasimir Malevitch, 1915


2.2 NEOPLASTICISMO: Composição com Vermelho, Amarelo e Azul é um óleo sobre tela , quadrado perfeito, exige um cruzamento de linhas, em ângulos retos, na vertical e horizontal, que formam compartimentos assimétricos. Dos oito compartimentos formados pelas linhas negras, cinco são variações de luz. Nos dois extremos da variação do quadro, um retângulo (em altura) vermelho e outro (em largura) azul. Vermelho (quente), azul (frio) são os registros das variações (brancos quentes e frios) que culminam no retângulo (em altura) amarelo, a zona mais luminosa do quadro. Sem as linhas pretas as cores se tocariam, influenciando umas nas outras. Não deve existir uma relação de força e sim relações métricas proporcionais.
Grande composição - Piet Mondrian 

Artistas que se destacaram:
  • Kandinsky
  • Mondrian
 Wassily Kandinsky
Nasceu em Moscovo no ano de 1866 no dia 16 de Dezembro. Era de nacionalidade russa, mas mais tarde viria a adquirir nacionalidade francesa. Foi essencialmente artista, principalmente de pintura e introduziu o movimento artístico da “pintura abstracta”. Inovou as artes plásticas, influenciando muitas outras, e quebrou a ideia de tudo o que era conhecido até à altura com os seus ideais. Para além de pintor foi também professor de artes visuais. Kandinsky faleceu em Neuilly-sur-Seine, França, no ano de 1944 a 13 de Dezembro, devido a uma arteriosclerose, não chegando a fazer os seus 79 anos.
Em pouco tempo esse movimento de “basta” à arte acadêmica dominou a pintura moderna e tornou-se bastante diversificado

As formas biomórficas com flexibilidade e contornos não geométricos aparecem nas suas pinturas. Formas essas que sugerem organismos microscópicos mas que expressam sempre a vida interior do artista. Usava cores puras nas suas composições que evocavam a arte popular de Slavonic e que era similar a preciosos trabalhos de marca-de-água. Por vezes aplicava areia nas telas para dar uma textura de granulado aos quadros. Em “Looks on the Past” ele relata que as casas e as igrejas eram decoradas com cores tão brilhantes que, uma vez lá dentro, teve a impressão de se estar a mover dentro de uma tela pintada. A experiência e o seu estudo sobre a arte do povo na região, em particular o uso de cores brilhantes sobre fundo negro, reflectiu-se nos seus trabalhos mais recentes. Mais tarde, ele relacionou o acto de pintar para criar música na maneira que mais tarde viesse a ser mais reconhecido. Escreveu “As cores são a chave, os olhos o machado, a alma é o piano com as corda”.

Pieter Cornelis Mondrian: Nasceu em Amersfort na Holanda e entrou para a carreira artística apesar de todas as objeções da sua família. Estudou na Academia de Belas Artes de Amsterdã de 1892 a 1895 e depois começou a pintar.
Os primeiros trabalhos de Mondrian, na sua grande maioria, eram pinturas de calmas paisagens em tons de suaves cinzentos, cor de malva e verdes escuros. Por volta de 1908, começou a experimentar cores mais brilhantes no intuito de transcender a natureza, criando uma série de pinturas de árvores e flores nas quais desenvolveu um estilo cada vez mais abstrato.
Mudou-se para Paris em 1912, e foi então que Mondrian tomou contato com pintores cubistas, rendendo-se às suas idéias e mudando progressivamente de seminaturalista para a crescente abstração. Mondrian encontrou novos caminhos. Durante a primeira guerra mundial, Piet pintou na Holanda, e ajudou a fundar uma revista de artes De Stijl, que influenciou a pintura, o design e a arquitetura européia.
O princípio do século XX ficou marcado pela tentativa de representar a realidade das maneiras mais abstratas, onde a pintura é um exemplo por excelência desse novo olhar. O pintor holandês levou a abstração até ao máximo dos seus limites.
Muitos foram os artistas que deram novas representações ao real, mas Mondrian foi para além deles. Ele começou a formular as suas próprias teorias estéticas. Ao seu estilo e princípios artísticos chamou de Neoplasticismo.
Nas suas últimas composições, Mondrian evitou qualquer sugestão de reprodução do mundo material, usando linhas pretas verticais e horizontais que delimitam blocos de puro branco, vermelho, amarelo ou azul. Mondrian exprimiu uma concepção, que revelou ser um expoente elevado de harmonia e de beleza.
Foi esta procura constante da harmonia e da beleza que levou Piet Mondrian a encontrar a matemática. Mondrian descobriu o famoso número de ouro e com ele chegou ao retângulo de ouro. Partilhou com Da Vinci a idéia de que a arte deveria ser sinônimo de beleza e movimento contínuo, por isso ambos utilizaram o retângulo de ouro. A razão de ouro exprime movimento, pois mantém-se em espiral até ao infinito, e o retângulo de ouro exprime a beleza, pois é uma forma geométrica agradável à vista. Assim, o retângulo de ouro passou a ser presença constante em suas pinturas.
Piet Mondrian é considerado um gênio e o pai do Neoplasticismo
Suas telas é que são, antes de tudo, universais, intemporais, ordenadamente belas, fáceis de gostar e fáceis de identificar.

Elas são incrivelmente marcantes, porque únicas. Apesar da rigidez de seus traços retos, podemos ver alegria em suas composições, porque resta o jogo das cores primárias, dispostas harmoniosamente no espaço de uma tela

Seus princípios estéticos influenciaram e continuam influenciando até hoje, o Design Gráfico, o Web Design, a Arquitetura, a Publicidade Visual, a Moda, enfim a maioria das artes visuais, mesmo porque, a estética visual é profundamente dependente do equilíbrio entre formas e cores.


 A moda transcendeu os limites da esfera de sua atuação e encontra a sua celebração no campo da arte.










 




Em uma reflexão fundamental sobre a relação do homem com o mundo urbano, Mondrian leva os princípios do neoplasticismo para a arquitetura e consequentemente para a decoração





















 













































Um comentário:

  1. que fascinante!!sempre gostei de tudo assim com cores primarias .alem de embelezar dá um "plus"em qualquer coisa !!

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