Rafael Sanzio 1483 - 1520
Italiano que foi um mestre da
pintura e da
arquiteturada
escola de
Florença durante o
Renascimentoitaliano, celebrado pela perfeição e suavidade de suas obras. Junto com
Michelangelo e
Leonardo Da Vinci forma a tríade de grandes mestres do Alto Renascimento.
Com Pietro Perugino, Rafael aprendeu a técnica do
afresco ou pintura mural. Em sua primeira obra de realce, O casamento da Virgem, a influência de Perugino evidencia-se na perspectiva e na relação proporcional entre as figuras, de um doce lirismo, e a arquitetura. A disposição das figuras é, no entanto, mais informal e animada que a do mestre.
Cristo
Sob a influência sobretudo da obra de Da Vinci, absorveu a estética renascentista. Fez uso das grandes inovações introduzidas na pintura do
Renascimento, e de Da Vinci, como por exemplo o
chiaroscuro (claro-escuro), contraste de luz e sombra que empregou com moderação, e o
sfumato (esfumado), sombreado levemente esbatido, em vez de traços, para delinear as formas. A influência de Michelangelo, patente na
Pietà, consistiu sobretudo na exploração das possibilidades expressivas da
anatomia humana.
Em Florença, Rafael tornou-se amigo de vários pintores locais, destacando-se
Fra Bartolomeo, um proponente do idealismo renascentista. A influência de Fra Bartolomeo o levou a abandonar o estilo suave e gracioso de Perugino e abraçar a grandiosidade e formas mais poderosas. Entretanto, a maior influência sobre a obra de Rafael durante seu período florentino veio de Leonardo da Vinci e suas composições, figuras e gestuais, bem como suas técnicas inovadoras como o chiaroscuro e o sfumato.
Em Roma pintou a"Escola de Atenas" que é uma alegoria complexa do conhecimento filosófico profano. Mostra um grupo de filósofos de várias épocas históricas ao redor de
Aristótelese
Platão, ilustrando a continuidade histórica do pensamento platônico
Escola de Atenas
Rafael morreu em
Roma no seu aniversário de 37 anos, (alegadamente apenas a algumas semanas depois de
Leão X apontá-lo como cardeal), acometido por uma febre após um encontro à meia-noite, e foi profundamente lamentado por todos aqueles que reconheciam sua grandeza. Seu corpo repousou por um certo tempo em uma das salas na qual ele havia demonstrado sua genialidade e foi honrado com um funeral público. Sua obra
Transfiguração precedeu seu corpo durante a procissão fúnebre
Transfiguração
Nenhum comentário:
Postar um comentário