Para viver no mundo atual com qualidade de vida é preciso ter cada vez mais conhecimentos, respeitar valores e desenvolver atitudes positivas.



Os conhecimentos produzidos pela humanidade ao longo da história são um valioso tesouro que nos permite compreender o mundo, interagir com as pessoas e tomar decisões.

Ler, observar, registrar, analisar, comparar, refletir e expressar-se são algumas formas de compartilhar esse tesouro.

Olhar uma pintura é como partir para uma viagem, uma viagem com muitas possibilidades, incluindo o entusiasmo de compartilhar uma visão de uma outra época.

Como em qualquer viagem quanto melhor a preparação, mais gratificante será a expedição.

A melhor maneira de viajar é com um guia que o ajude enquanto você se familiariza com o novo ambiente, e que lhe mostrem coisas que do contrário passariam despercebidas.


Assim é o meu objetivo como Mestre, levar meus alunos a uma maravilhosa viagem ao mundo da ARTE





Leonardo da Vinci



   1452 - 1519

Seu pai não o registrou quando nasceu; Sua mãe o abandonou aos 4 anos de idade.

Foi criado com seus avós paternos que logo vieram a falecer

Começou seu aprendizado aos 17 anos no ateliê de Andrea Del Verrochio.


Leonardo foi : 

Pintor, escultor, arquiteto, engenheiro, matemático, físico, cartógrafo, cenógrafo, geólogo, músico, astrônomo,compositor, anatômico, botânico, gastrônomo (cozinheiro), e INVENTOR

Na astronomia, acreditou que o Sol e a Lua giravam ao redor da Terra, e que a Lua refletia a luz do Sol devido a ser coberta por água.
Por ter um restaurante, viu a necessidade dos clientes e inventou o cardápio.
Planejou o uso do poder solar com espelhos côncavos para o aquecimento da água no Vaticano. 
Era vegetariano e defendia a natureza, onde comprava pássaros presos em gaiola para soltar em praças.
Observando o vôo das aves fez o projeto do helicóptero
Para representar com perfeição o corpo humano, Da Vinci assistia dissecações de cadáveres com estudantes de anatomia.
Leonardo descobriu o processo de envelhecimento do homem : O acumulo de substâncias que estreitam os vasos sanguíneos (colesterol).

Imaginava e retratava como seria um feto dentro de ventre da mãe 

 

Leonardo da Vinci retratou "O homem vitruviano" que é um conceito apresentado pelo arquiteto romano Marco Vitruvio Polião, do qual o conceito herda no nome. Tal conceito é considerado umcânone das proporções do corpo humano, segundo um determinado raciocínio matemático e baseando-se, em parte, na divina proporção. Desta forma, o homem descrito por Vitrúvio apresenta-se como um modelo ideal para o ser humano, cujas proporções são perfeitas, segundo o ideal clássico de beleza.


Principais Pinturas:

Monaliza (Gioconda)

Última Ceia

Algumas invenções de Da Vinci

Bicicleta, Compasso, Helicóptero, Tanque de Guerra, Canhão, Energia Eólica, Lentes Côncovas, Guardanapo, Parafuso, Asa Delta, Para-quedas, Projeto de Saneamento Básico, Esqui, Roupa de Mergulho, Salva-vidas, Engrenagens, Projeto de Pontes e Cidades

Por causa da sua genialidade Leonardo da Vinci é considerado um "Homem Moderno"

No dia 2 de maio o Rei Francisco I visita o Mestre Leonardo que se encontra doente no Castelo de Cloux. Para aliviar-lhe a dor, sustenta sua cabeça nos braços. Leonardo da Vinci então morre nos braços do rei.
Ao seu pedido, 60 mendigos acompanharam seu caixão


PARA REFLETIR E FIXAR

.                                                     
      UM HOMEM MODERNO


Leonardo da Vinci (1452-1519 ) é o perfeito representante do espírito renascentista, empenhado em conhecer leis que regem a natureza e em transformar o conhecimento em técnica.

Leonardo não foi um especialista e também por isso simboliza sua época, pois o Renascimento é um tempo que valoriza a associação entre os diversos conhecimentos científicos e práticos. As atividades intelectuais relacionam-se; os pesquisadores interessam-se pelas artes, pela reflexão filosófica e pelos conhecimentos de física, matemática, mecânica, hidráulica, astronomia e anatomia.

Falar de Leonardo é falar de engenharia, escultura, pintura, música, cenografia, astronomia, matemática, física, geologia, anatomia, botânica, gastronomia, filosofia, mecânica e invenção.

Tudo precisa ser levado em consideração, porque tudo contribui para melhor compreender o mundo e o próprio ser humano, célebre ourives, escultor, pintor, engenheiro.

Dedicou-se inicialmente à aprendizagem do desenho e das técnicas pintura.

No atelier de Verrochio, Leonardo teve contato com as técnicas de escultura.

Ali também trabalhou com máquinas e ferramentas. Ficou fascinado por esses objetos e durante toda a vida projetou novos modelos, aperfeiçoando os que já existiam e criando outros que não eram nem imaginados na sua época.

Durante o período em que viveu em Milão, a atenção de Leonardo voltou-se para projetos urbanístico. Se encantou com os numerosos canais que percorriam a região e pensou na possibilidade de utiliza-los para transporte de mercadorias e saneamento da cidade, pois poderiam conter um sistema de esgoto. Mas como artista viu na água também um excelente fator de embelezamento da cidade e para isso projetou o traçado de ruas e canais . Chegou a pensar em ruas exclusivas para pedestres cobertas pelas arcadas dos edifícios, com a finalidade de evitar aos pedestres o desconforto da chuva.

Assim como se interessou por tantos aspectos da realidade, Leonardo da Vinci procurou conhecer o corpo humano. Passou a assistir dessecações de cadáveres, feitas por estudantes de anatomia, pois queria observar músculos e articulações, para dar realismo e força à representação do corpo humano. Desse desejo de conhecimento resultaram muitas anotações e desenhos.

A impressão que uma pessoa tem ao observar reproduções desses manuscritos de Leonardo é que está diante dos primeiros livros ilustrados de anatomia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário