Seu pai não o registrou quando nasceu; Sua mãe o abandonou aos 4 anos de idade.
Foi criado com seus avós paternos que logo vieram a falecer
Começou seu aprendizado aos 17 anos no ateliê de Andrea Del Verrochio.
Pintor, escultor, arquiteto, engenheiro, matemático, físico, cartógrafo, cenógrafo, geólogo, músico, astrônomo,compositor, anatômico, botânico, gastrônomo (cozinheiro), e INVENTOR
Por ter um restaurante, viu a necessidade dos clientes e inventou o cardápio.
Planejou o uso do poder solar com espelhos côncavos para o aquecimento da água no Vaticano.
Observando o vôo das aves fez o projeto do helicóptero
Para representar com perfeição o corpo humano, Da Vinci assistia dissecações de cadáveres com estudantes de anatomia.
Leonardo descobriu o processo de envelhecimento do homem : O acumulo de substâncias que estreitam os vasos sanguíneos (colesterol).
Imaginava e retratava como seria um feto dentro de ventre da mãe


Ao seu pedido, 60 mendigos acompanharam seu caixão
Leonardo da Vinci (1452-1519 ) é o perfeito representante do espírito renascentista, empenhado em conhecer leis que regem a natureza e em transformar o conhecimento em técnica.
Leonardo não foi um especialista e também por isso simboliza sua época, pois o Renascimento é um tempo que valoriza a associação entre os diversos conhecimentos científicos e práticos. As atividades intelectuais relacionam-se; os pesquisadores interessam-se pelas artes, pela reflexão filosófica e pelos conhecimentos de física, matemática, mecânica, hidráulica, astronomia e anatomia.
Falar de Leonardo é falar de engenharia, escultura, pintura, música, cenografia, astronomia, matemática, física, geologia, anatomia, botânica, gastronomia, filosofia, mecânica e invenção.
Tudo precisa ser levado em consideração, porque tudo contribui para melhor compreender o mundo e o próprio ser humano, célebre ourives, escultor, pintor, engenheiro.
Dedicou-se inicialmente à aprendizagem do desenho e das técnicas pintura.
No atelier de Verrochio, Leonardo teve contato com as técnicas de escultura.
Ali também trabalhou com máquinas e ferramentas. Ficou fascinado por esses objetos e durante toda a vida projetou novos modelos, aperfeiçoando os que já existiam e criando outros que não eram nem imaginados na sua época.
Durante o período em que viveu em Milão, a atenção de Leonardo voltou-se para projetos urbanístico. Se encantou com os numerosos canais que percorriam a região e pensou na possibilidade de utiliza-los para transporte de mercadorias e saneamento da cidade, pois poderiam conter um sistema de esgoto. Mas como artista viu na água também um excelente fator de embelezamento da cidade e para isso projetou o traçado de ruas e canais . Chegou a pensar em ruas exclusivas para pedestres cobertas pelas arcadas dos edifícios, com a finalidade de evitar aos pedestres o desconforto da chuva.
Assim como se interessou por tantos aspectos da realidade, Leonardo da Vinci procurou conhecer o corpo humano. Passou a assistir dessecações de cadáveres, feitas por estudantes de anatomia, pois queria observar músculos e articulações, para dar realismo e força à representação do corpo humano. Desse desejo de conhecimento resultaram muitas anotações e desenhos.
A impressão que uma pessoa tem ao observar reproduções desses manuscritos de Leonardo é que está diante dos primeiros livros ilustrados de anatomia.


Nenhum comentário:
Postar um comentário