Para viver no mundo atual com qualidade de vida é preciso ter cada vez mais conhecimentos, respeitar valores e desenvolver atitudes positivas.



Os conhecimentos produzidos pela humanidade ao longo da história são um valioso tesouro que nos permite compreender o mundo, interagir com as pessoas e tomar decisões.

Ler, observar, registrar, analisar, comparar, refletir e expressar-se são algumas formas de compartilhar esse tesouro.

Olhar uma pintura é como partir para uma viagem, uma viagem com muitas possibilidades, incluindo o entusiasmo de compartilhar uma visão de uma outra época.

Como em qualquer viagem quanto melhor a preparação, mais gratificante será a expedição.

A melhor maneira de viajar é com um guia que o ajude enquanto você se familiariza com o novo ambiente, e que lhe mostrem coisas que do contrário passariam despercebidas.


Assim é o meu objetivo como Mestre, levar meus alunos a uma maravilhosa viagem ao mundo da ARTE





Gris

Juan Gris - Madrid (1887 - 1927)

Reconhecido pintor e escultor, muito apreciado pela sua versatilidade e por ser um dos principais arautos do estilo cubista espanhol, o gênero artístico tornado famoso pelo seu conterrâneo Pablo Picasso.

José Victoriano (Carmelo Carlos) González-Pérez é seu nome de batismo, tendo escolhido o pseudônimo Juan Gris pouco antes de se mudar para Paris em 1906, seguindo as pisadas de Picasso. A decisão de ir para Paris aconteceu depois de ter estudado pintura com José Maria Carbonero.

Em Paris, no ano de 1906, tornou-se amigo de Matisse, Braque e Léger e foi admitido na famosa escola "Bateau Lavoir" com artistas como Picasso. Considerado o "terceiro mosqueteiro" do Cubismo, seguindo Picasso e Braque, Juan Gris ficou conhecido pelo retrato cubista de Picasso que pintou em 1912, uma obra emblemática do gênero cubista que o catapultou para a fama. Realizou a partir daí inúmeras exposições.

Apesar de ter começado pintando no estilo analítico do Cubismo, Juan Gris passou a ser um poderoso intérprete do estilo sintético, a partir de 1913. Ao contrário das obras essencialmente monocromáticas de Picasso e Braque, Juan Gris pintava com cores mais vivas e harmoniosas, mais ao estilo do seu amigo Matisse.

Juan Gris morreu jovem, em 1927, aos 40 anos, vítima de falência renal. Deixou uma esposa e um filho.

Antes de 2005 uma pintura de Juan Gris foi vendida por mais de 69 milhões de dólares

"Cubismo não é forma, mas estética. Até mesmo um estado de espírito. Por isso está inevitavelmente ligado com toda a manifestação do pensamento contemporâneo. É possível inventar uma técnica, mas é impossível inventar um estado de espírito."

"Sempre acaricio o cachorro com a mão esquerda, porque se ele me morder eu tenho a direita para pintar."
                                                                                                                                       Juan Gris

                                   
                                 Roses - Juan Gris                                                      Paisaje de Ceret

Nenhum comentário:

Postar um comentário