Reconhecido pintor e escultor, muito apreciado pela sua versatilidade e por ser um dos principais arautos do estilo cubista espanhol, o gênero artístico tornado famoso pelo seu conterrâneo Pablo Picasso.
José Victoriano (Carmelo Carlos) González-Pérez é seu nome de batismo, tendo escolhido o pseudônimo Juan Gris pouco antes de se mudar para Paris em 1906, seguindo as pisadas de Picasso. A decisão de ir para Paris aconteceu depois de ter estudado pintura com José Maria Carbonero.

Apesar de ter começado pintando no estilo analítico do Cubismo, Juan Gris passou a ser um poderoso intérprete do estilo sintético, a partir de 1913. Ao contrário das obras essencialmente monocromáticas de Picasso e Braque, Juan Gris pintava com cores mais vivas e harmoniosas, mais ao estilo do seu amigo Matisse.
Juan Gris morreu jovem, em 1927, aos 40 anos, vítima de falência renal. Deixou uma esposa e um filho.
Antes de 2005 uma pintura de Juan Gris foi vendida por mais de 69 milhões de dólares
"Cubismo não é forma, mas estética. Até mesmo um estado de espírito. Por isso está inevitavelmente ligado com toda a manifestação do pensamento contemporâneo. É possível inventar uma técnica, mas é impossível inventar um estado de espírito."
"Sempre acaricio o cachorro com a mão esquerda, porque se ele me morder eu tenho a direita para pintar."
Juan Gris


Nenhum comentário:
Postar um comentário