Arte Barroca

As obras barrocas romperam o equilíbrio entre o sentimento e a razão ou entre a arte e a ciência, que os artistas renascentistas procuram realizar de forma muito consciente. Na arte barroca, predominam as emoções e não o racionalismo da arte renascentista. O estilo barroco traduz a tentativa angustiante de conciliar forças antagônicas; bem e mal; céu e terra; pureza e pecado; alegria e tristeza; espírito e matéria.
Artistas desse período
Van Jijn Rembrandt

Michelângelo Merisi (Caravaggio)

Diego Velásquez

Barroco no Brasil
De forma geral, as obras e construções barrocas eram fabricadas a partir do uso de pedra-sabão, barro cozido e madeira policromada ou dourada. Além disso, existiu uma visível preocupação em se reproduzir movimentos de conteúdo dramático, o uso de linhas curvas, a preferência por construções de porte grandioso e o uso de um impacto capaz de chamar atenção dos apreciadores. O barroco tentou exprimir uma religiosidade de princípio medieval com a sofisticação da arte renascentista.

Dentre os principais representantes dessa arte podemos destacar o escultor Antônio Francisco Lisboa, mais conhecido como Aleijadinho, e o pintor Manuel da Costa Ataíde.
O Aleijadinho (1738-1814)
Nasceu em Mariana, em 1762, e morreu em 1830. Foi considerado um dos mais importantes pintores do Barroco no Brasil e influenciou muitos outros até o século 19. Sua maior obra está na Igreja da Ordem Terceira de São Francisco.
Pouco se sabe sobre sua vida e formação artística e nem todas as suas criações estão documentadas, mas deixou obra considerável, espalhada em várias cidades mineiras. Uma das características da sua expressão era o emprego de cores vivas em inusitadas combinações, que têm sido associadas à exuberante natureza do país; no seu desenho, os anjos, as madonas e os santos apresentam às vezes traços mestiços; por isso é tido como um dos precursores de uma arte genuinamente brasileira. Foi contemporâneo e parceiro de trabalho de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, cujas estátuas encarnou. Hoje Mestre Ataíde é considerado um dos maiores nomes e um divisor de águas na história da pintura brasileira, e o maior representante da pintura do Brasil colonial.
Antônio Francisco Lisboa nasceu em Ouro Preto. Seu pai era arquiteto e sua mãe era escrava. Aprendeu seu ofício trabalhando com o pai e observando pintores e escultores. O apelido deve-se ao fato de ter adoecido( não se sabe, ao certo, se porfiria, lepra, escorbuto ou sífilis), por volta dos 40 anos, ficando com as pernas e mãos deformados. Como não podia mais se locomover, ele era carregado por dois escravos que amarravam, em suas mãos, os instrumentos de que necessitava para esculpir. Usava preferencialmente madeira e pedra-sabão em suas esculturas.


Nasceu em Mariana, em 1762, e morreu em 1830. Foi considerado um dos mais importantes pintores do Barroco no Brasil e influenciou muitos outros até o século 19. Sua maior obra está na Igreja da Ordem Terceira de São Francisco.
Pouco se sabe sobre sua vida e formação artística e nem todas as suas criações estão documentadas, mas deixou obra considerável, espalhada em várias cidades mineiras. Uma das características da sua expressão era o emprego de cores vivas em inusitadas combinações, que têm sido associadas à exuberante natureza do país; no seu desenho, os anjos, as madonas e os santos apresentam às vezes traços mestiços; por isso é tido como um dos precursores de uma arte genuinamente brasileira. Foi contemporâneo e parceiro de trabalho de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, cujas estátuas encarnou. Hoje Mestre Ataíde é considerado um dos maiores nomes e um divisor de águas na história da pintura brasileira, e o maior representante da pintura do Brasil colonial.

Última Ceia
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